CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 19 DE DEZEMBRO DE 2001

Trem-bala poderá ligar Porto Alegre ao Litoral




O Rio Grande do Sul poderá ser o primeiro estado brasileiro a ter um trem-bala. Ainda em fase de formatação, um projeto de autoria do deputado estadual Paulo Azeredo prevê a interligação de Porto Alegre ao Litoral Norte. Também fazem parte do estudo, conexões entre a Capital e Pelotas; Rio Grande e Torres. O trem pode atingir uma velocidade de 350 quilômetros por hora, significando que a distância de Porto Alegre a Torres poderá ser percorrida em apenas 45 minutos.

A estimativa é de que a tecnologia custe aproximadamente R$ 1 bilhão. 'Trata-se de um projeto audacioso que ainda está em estudo, mas que tem um grande potencial de desenvolvimento econômico e turístico para o Estado, além de reduzir o número de acidentes nas rodovias', disse o deputado. Segundo ele, a cada 600 automóveis, um se envolve com algum tipo de acidente. Azeredo enfatizou que o investimento irá gerar cerca de 5 mil empregos diretos e 35 mil indiretos.

A intenção, de acordo com ele, é de que o trem funcione a diesel. No próximo dia 10 de janeiro, será realizada a primeira reunião técnica da comissão de estudos do projeto em Tramandaí. Azeredo informou que já existem sugestões de utilizar o canteiro central da freeway. Outra opção a ser analisada é de que o trem parta por Viamão. 'O Trensurb já colocou seus engenheiros à disposição para avaliar o projeto', afirmou.

Conforme o deputado, os recursos podem ser buscados através de um consórcio com a iniciativa privada e os governos federal e estadual. O estudo será apresentado ao DNER, Daer, Secretaria Estadual dos Transportes e Ministério dos Transportes. 'Também existe a possibilidade de o trem-bala passar por Buenos Aires e Montevidéu, além de atender a Florianópolis, Curitiba, Paraná e São Paulo', destacou Azeredo.



Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil