CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 7 DE MARÇO DE 2003

Bambas da Orgia conquista bicampeonato




16BAMBAS.jpg Bambas da Orgia é impecável: conquista 10 em todos os quesitos


Com nota 10 em todos os quesitos e a única escola a não ser penalizada pela comissão julgadora, Bambas da Orgia tornou-se bicampeã do Grupo Especial de Porto Alegre. Foram 160 pontos contra os 157,5 da Imperadores do Samba, segunda colocada geral (tabela abaixo). A escola perdeu 1 ponto no desfile, conforme indicou o boletim oficial de ocorrência. O resultado só foi conhecido às 22h30min, após uma longa espera que começou às 14h.

Se o desfile do Grupo Especial, na noite de terça-feira, foi marcado pela organização e clima amigável entre as arqui-rivais - Bambas da Orgia e Imperadores do Samba', o mesmo não aconteceu na tarde de ontem, durante a apuração dos resultados. A leitura das notas teve um atraso de duas horas e meia. Os torcedores das escolas enfrentaram um calor de 36 graus na avenida Augusto de Carvalho, enquanto aguardavam que os presidentes das agremiações se entendessem. Um dos motivos da demora foi a briga, motivada por um requerimento da Imperadores, pouco antes do desfile, em que solicitava que a última alegoria fosse desconsiderada. O recurso foi acatado e a escola não chegou a ser prejudicada, na avaliação dos jurados. As escolas do Grupo Especial não aceitaram a decisão e a briga, principalmente envolvendo Bambas e Imperadores, começou no camarote e se estendeu entre os torcedores nas arquibancadas.

Mesmo assim, a Imperadores do Samba perdeu um ponto por apresentar número insuficiente de componentes na ala das baianas. Até a Brigada Militar foi chamada para conter os ânimos. Depois de muito bate-boca, finalmente foram lidas as notas das escolas. Foram quatro para cada quesito, sendo que a mais baixa e a mais alta de cada um foram descartadas. Além da Imperadores, mais seis escolas perderam pontos: Unidos de Vila Isabel (23), Estado Maior da Restinga (14), Praiana (11), Samba Puro (4), Imperatriz (1) e IAPI (1). O terceiro lugar ficou com a Imperatriz Dona Leopoldina, seguida pela Vila do IAPI e Praiana. Como este ano, excepcionalmente, duas caem, Unidos de Vila Isabel e Estado Maior da Restinga vão desfilar no Intermediário A em 2004. Já a Império do Sol, a vitoriosa no Grupo Intermediário A, passa a integrar a elite do carnaval de rua de Porto Alegre, no próximo ano.



Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil