CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 11 DE FEVEREIRO DE 2005
Império da Zona Norte fica com título

22IMPERI.jpgAs fantasias luxuosas se destacaram na campeã
 
 

O Grupo A de Porto Alegre foi o primeiro a ter os resultados divulgados ontem. A escola Império da Zona Norte, que já integrava o Grupo Especial em anos anteriores, foi a vencedora, com uma diferença de 0,6 ponto em relação à segunda colocada, a Unidos da Vila Isabel. Em 2006, ela volta para a noite principal, após ter feito um dos melhores desfiles da noite de segunda-feira. A Império apresentou o tema- enredo 'Uma viagem ao mundo da ferrovia', com uma homenagem à empresa Trensurb. O presidente Ademir Moraes, o Urso, comemorou o resultado e disse que a escola está iniciando, a partir desta vitória, a comemoração dos 30 anos. Ele explicou que o trabalho para devolver a escola ao Especial começou há três anos, com o resgate da comunidade da Zona Norte para a quadra. Entusiasmado com a vitória, mandou um recado para as adversárias do Especial: 'Aguardem 2006'. A Império foi rebaixada em 1997 para o Grupo A. Em 2001 ficou em último lugar e foi para o Grupo B. No ano passado, ela foi campeã por este grupo e agora conquistou o título pelo A. A escola foi renovada para a avenida, mostrou fantasias luxuosas e a réplica da primeira locomotiva trazida para o Brasil. Saiu como uma das favoritas ao título.

O presidente da Unidos da Vila Isabel, Juarez Souza, ficou decepcionado com a avaliação dos jurados. Ele disse que o resultado não foi o esperado pelo Carnaval apresentado. Para ele, os mesmos jurados que penalizaram com justiça a Vila Isabel em evolução, não usaram critérios semelhantes para julgar a escola campeã, a Império da Zona Norte, que também pecou neste quesito.O mais lamentável, segundo ele, é que o jurado conseguiu dar nota 9,5 para a melhor alegoria do Grupo A, no caso a de sua escola. O tema-enredo foi o 25º aniversário da agremiação, comemorado na avenida.

Já a escola Copacabana foi a grande derrotada. Ficou em último lugar, com 144,1, e foi rebaixada para o Grupo B. O tema-enredo foi a origem da raça negra e a luta em defesa de uma visibilidade maior do afro-brasileiro.
 
 
 


Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil