CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEXTA-FEIRA, 3 DE MARÇO DE 2006
Homenagem à OAB dá bicampeonato à Tinga
Em um desfile que não teve rebaixadas, Império conquista o segundo e Imperadores e Bambas amargam terceiro e quarto lugares, respectivamente

17HOMENA.jpgImpério conquista o público, em desfile de luxo e beleza nas fantasias
 
 

Carina Fernandes

Poucas surpresas ocorreram na apuração das campeãs dos desfiles de rua da Capital. O Carnaval do Complexo Cultural do Porto Seco será mais lembrado pelas mudanças que realizou neste ano, do que, propriamente, pelos desfiles que não chegaram a empolgar ao pequeno público nas arquibancadas. A Estado Maior da Restinga, com o tema-enredo sobre os 75 anos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), conquistou o bicampeonato. O segundo lugar ficou com a Império da Zona Norte. As duas escolas com maiores torcidas, Imperadores do Samba e Bambas da Orgia, tiveram que se contentar com modestos terceiro e quarto lugares, respectivamente.

Se o Carnaval ainda seguisse o formato anterior, a Praiana desfilaria na Categoria A em 2007. No entanto, para promover as mudanças propostas pelo Conselho de Presidentes das Escolas, as sete permanecem no Grupo Especial. No próximo ano, terão a companhia de mais seis da Categoria A e das três primeiras colocadas da Categoria B. A última classificada no A, a Real Academia de Samba, passará a integrar o Grupo de Acesso, onde permanecem cinco das seis que desfilaram na terça-feira e mais cinco do Intermediário B (tabela). A Astros de Alvorada ficou em sexto lugar e foi excluída do Carnaval de Porto Alegre. A escola empatou com a Mocidade Independente Jardim Planalto, mas perdeu no quesito desempate: bateria.

O novo regulamento descontentou, principalmente, as quatro rebaixadas da Categoria B. Unidos da Vila Mapa, Imperatriz Leopoldense, Copacabana e Realeza caíram para o Acesso. Para o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas, Jorge Sodré, as mudanças forçarão as escolas a se qualificarem. Após a apuração, as primeiras colocadas de cada grupo foram premiadas. Na noite deste sábado, haverá o desfile das campeãs, sem a tradicional entrega de troféus e os polêmicos discursos dos presidentes das escolas.

Em 2007, o Grupo Especial se apresentará sexta e sábado, competindo com o Carnaval de São Paulo. Das 16 escolas, duas cairão e uma do Acesso subirá. Três escolas do Acesso ficarão fora do Carnaval de Porto Alegre em 2008.


Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil