CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 1º DE JULHO DE 2007
Record estréia com muita informação
Intensa programação de cunho jornalístico começa oficialmente nesta segunda-feira em rede nacional

20RECORD.jpgNewsroom com time de editores, apresentadores e repórteres
 
 

Leticia Prauchner

Em ritmo de contagem regressiva. À meia-noite deste sábado, a TV2 Guaíba sai do ar para o início da transmissão da Rede Record no Estado, hoje, ao meio-dia. Foram várias semanas de trabalho intenso, tanto nas reformas do prédio da TV quanto na preparação de estúdios e de três telejornais locais. Segundo o diretor-geral da TV, João Batista Rodrigues, 'o jornalismo da Record gaúcha irá surpreender pela quantidade de informação, pela agilidade e pela qualidade dos cenários, que seguem o padrão nacional de newsroom (bancada integrada à redação), sem precedentes no Estado'. O investimento, entre equipamentos de última geração e reformas, é de cerca de R$ 5 milhões; mais de 50 profissionais já foram contratados. O slogan da rede, 'A caminho da liderança', encontra respaldo em números: 20% de crescimento em audiência apenas em 2006, faturamento de R$ 1 bilhão no mesmo período e presença em 130 países.

A programação de hoje exibe uma série de reportagens especiais, preparadas pela equipe local, em que o Rio Grande do Sul será retratado em diversos aspectos e poderá ser visto em todo o Brasil. Amanhã, a partir das 20h, os gaúchos podem conferir a estréia, também em rede nacional, do 'Rio Grande Record', marcando oficialmente a abertura da programação jornalística da rede no Estado. A apresentadora do Jornal da Record de São Paulo, Adriana Araújo, estará participando, ao lado dos âncoras André Haar e Simone Santos, em um link com Celso Freitas na redação paulista.

Segundo a editora do 'Rio Grande no Ar', Vânia Lain, 'pela primeira vez temos condições financeiras, técnicas e operacionais de colocar uma grande rede no Estado. A idéia é fazer um trabalho que seja a cara do Rio Grande do Sul, que o telespectador gaúcho se veja na tela da Record. Vivemos um grande momento em nossas carreiras, mas é uma responsabilidade que também nos tira o sono'. De acordo com ela, que foi editora-chefe do 'Bom Dia, Rio Grande', da RBS TV, o 'Rio Grande no Ar' vai acordar os gaúchos com muita informação e serviços. 'Imagens ao vivo, de helicóptero, informações sobre o trânsito, tudo para quem se prepara para começar o dia. Queremos criar outra alternativa, levar notícias com uma nova abordagem, com mais opinião'. O chefe de Esportes, Jorge Seadi Jr., que já passou pela TV Difusora, Band, RBS TV e TVE, acredita que o investimento da Record reflete uma grande aposta não só na televisão, mas no nosso Estado. 'Em 33 anos de profissão na TV essa é a primeira grande mexida no mercado. Diferente pelas condições técnicas, pelas condições financeiras e, principalmente, pela intenção: a de assumir a liderança', disse. O 'Esporte Record' irá ao ar no próximo dia 28, entre 12h e 12h20min, informando sobre o tema antes de qualquer outra emissora. 'Teremos entradas ao vivo dos estádios, comentaristas e entrevistas no estúdio', informou Seadi.


Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil