CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 22 DE FEVEREIRO DE 1998
ESCOLAS


GUAIANAZES - A tribo abre hoje o desfile do Grupo Intermediário B com o samba-enredo 'Guerreiros Navajos Fazem sua Prece ao Grande Deus Manitu'. O tema trata de uma lenda sobre o sumiço do pai da noiva, uma lua antes da data do casamento entre filhos das tribos Navajos e Dakotas. Feiticeiros iniciam noites de vigília e prece. Em uma noite de lua cheia, em sinal de que o Deus Manitu havia acatado os pedidos, o Cacique Águia Negra chegou à aldeia e, em clima de festa, realizou o casamento.

SAMBA PURO - A Academia de Samba Puro leva esta noite para a passarela do samba a 'Festa do Olimpo'. Deixando o Grupo de Acesso, pelo qual desfilou no ano passado, a escola pretende animar a arquibancada com a história de Zeus, considerado eterno, onisciente e onipotente, e que, junto com seu irmão Poseidon e sua mulher Hera, comandava o universo. Além desta trilogia no domínio do Olimpo, as alas e carros também lembram outros nove deuses que tinham o direito de desfrutar da companhia de Zeus: Atenas, Héstia, Eros, Apolo, Afrodite, Artemis, Hermes, Arés e Hefaístos.

IMPÉRIO DO SOL - A escola, que com o resultado do ano passado conquistou uma vaga no Grupo Intermediário B, desfila este ano com o samba-enredo 'Com que Roupa Eu Vou?'. A resposta à pergunta feita diariamente em todo Planeta é dada pela moda, a grande vilã. Suas alas e carros alegóricos pretendem demonstrar que a moda não está somente no jeito de vestir, mas também na cultura popular, consagrada através de festas regionais. A sua força é tanta que muda o comportamento dos povos, agrupando vários estilos e tendências, tornando o dia-a-dia mais interessante.

ASTROS DE ALVORADA - A própria escola e a comunidade são o tema do samba-enredo da entidade que hoje está completando sete anos de existência. Fundada em 1991, tendo como símbolo uma estrela e como cores o preto, o amarelo, o azul e o branco, a Astros de Alvorada passou para o Grupo Intermediário B no Carnaval de 94. O enredo com título 'É meu, é Teu, é Nosso Aniversário, Parabéns Astros', presta uma homenagem à comunidade Jardim Algarve de Alvorada e às pessoas que fizeram a história da entidade carnavalesca da cidade.

REAL ACADEMIA - A Real Academia de Samba, quarta colocada no Grupo Intermediário B no Carnaval do ano passado, entra na avenida este ano com o samba-enredo 'No Esplendor da Avenida, a Academia dá a Real'. O tema fala de pessoas que trabalham o ano inteiro e encontram nos quatro dias de Carnaval a alegria e a musicalidade para enfrentar o resto do ano. A escola de samba pretende mostrar ao público, através do desfile animado de seus componentes, que os sofrimentos não podem ter o poder de acabar com os sonhos de cada um.

REALEZA - 'A Realeza em Procissão Vem Pedir as Vossas Bençãos' é o tema que vai embalar o desfile da escola que entra na passarela do samba neste domingo às 2h. Rebaixada do Grupo Intermediário A no ano passado, a entidade retrata na avenida as três festas católicas mais populares do país. Integrantes do desfile se unem a beatos, filhos de Maria, pobres e ricos comemorando a festa do Círio de Nazaré, a lavagem do Bonfim e a festa de Nossa Senhora dos Navegantes.

UNIDOS DA ZONA NORTE - A escola de samba Unidos da Zona Norte, quinta colocada no Grupo Intermediário B no Carnaval 97, leva para avenida a história da invenção do jogo de xadrez. Após o pedido do rei, o sábio chamado Sisa elabora um jogo que revela atributos como prudência, diligência, visão e conhecimento. Sisa tomou como modelo a guerra e apresentou ao monarca um tabuleiro com peças que representam os quatro elementos do exército indiano. Carros, cavalos, elefantes e soldados a pé, comandados pelo rei e seu vizir, serão retratados pelas alas e carros alegóricos da entidade.

UNIDOS DA VILA MAPA - Os integrantes da escola atravessam a avenida com o tema 'As Mãos que Embalam o Mundo'. A entidade, que ficou em sexto lugar no Grupo Intermediário B no Carnaval do ano passado, demonstrará a utilidade das mãos para o homem, desde a busca de alimento e até o desenvolvimento das artes. Animando as arquibancadas, a partir das 4h, a escola também quer alertar que com as mãos o homem pode tanto fazer o bem como causar destruição.

FIDALGOS E ARISTOCRATAS - Rebaixada do Grupo Intermediário A, a escola busca a vitória em seu grupo, com o samba-enredo 'Dos Atritos à Realidade, Deu Samba no Mercosul'. A Fidalgos e Aristocratas vai levar para a avenida a história do bloco que no século passado estava em conflito e agora desfruta da integração. O entendimento, que chegou após o término das guerras, será retratado pela inexistência de fronteiras sociais, raciais, políticas ou econômicas entre os países do extremo sul do continente.

COPACABANA - A escola de samba Copacabana presta este ano uma homenagem a Édio Onofre Gonçalves, o Queixinho, ex-Rei Momo de Porto Alegre. Com o samba-enredo 'Sois Rei, Sois Rei... Claro que Sou', a entidade quer retratar a vida de Queixinho e sua ligação com a festa desde a infância. A trajetória de Édio após o Carnaval também é assunto para a Copacabana. Junto com amigos, monitores e crianças da Febem, Queixinho criou o Renascer da Esperança, um trabalho social com cerca de 3 mil pessoas envolvidas.
 


Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil