CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO DE 1998
Um banho de arroz na avenida

16UMBANH.jpg Chucha na Zebra apresentou o enredo 'Rio dos Pássaros'
 
 

A alegria e a animação superaram o atraso dos desfiles e a simplicidade das escolas e blocos em Uruguaiana. As apresentações da noite de sábado e madrugada de domingo atraíram à avenida Flores da Cunha um público de cerca de 12 mil pessoas. O Carnaval de Rua foi encerrado com muita festa e regado a arroz, muito arroz. A Unidos da Ilha de Marduque, última a pisar nas quatro quadras reservadas à folia, às 6h de ontem, com atraso de mais de três horas, teve o cereal como enredo. Mais de 600 componentes da escola, 110 na bateria, exaltaram a principal fonte de riqueza do município, contando em ritmo de samba a história da chegada e o desenvolvimento do cereal no país e, em especial, na cidade.

O tema da azul-e-branco teve base em pesquisa do professor Daniel Fanti. O trabalho durou seis meses e resgata a fonte de riqueza que representa o arroz. Fanti foi também o carnavalesco e coreógrafo da Unidos da Ilha do Marduque, que dividiu a atenção dos foliões com a Unidos da Toca do Lobo e a Deu Chucha na Zebra. O próprio Carnaval inspirou a 'Toca do Lobo', que levou à avenida o tema Natureza - Uma Mensagem de Amor. O rio Uruguai, que banha a Fronteira-Oeste, foi o homenageado da Deu Chucha na Zebra, com 'O Rio dos Pássaros'.

O Bloco do Negão, que lembrou a figura do sertanista Ayres Câmara Cunha, foi destaque entre os que desfilaram no final de semana. O Bloco da Miséria, com mais de 500 componentes, fez o público vibrar, confirmando que já poderia integrar a lista das escolas de samba do município.

Tranqüilidade e alegria têm sido a marca da folia na cidade. Nos anos 30 e 40, jovens saíam às ruas com tonéis de água e, no caminho, elegiam os 'alvos' da brincadeira. Hoje, confetes, serpentinas e o próprio líquido desapareceram das ruas e salões do município. Cederam lugar aos 'tubos de nieve' argentinos, ou 'Rey Momo', como estão sendo chamados. Apenas um revendedor vendeu 12 caixas com 144 tubos cada uma. A unidade custa em torno de R$ 3,00 a R$ 4,00.
 


Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil