CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUINTA-FEIRA, 18 DE ABRIL DE 2002

Deputada e desembargadora homenageadas




21DEPUTA.jpg Maria Berenice, Maria Thereza Beck e Maria do Carmo


O Clube Soroptimista Internacional de Porto Alegre distinguiu a deputada estadual Maria do Carmo Bueno e a primeira desembargadora do Tribunal de Justiça, Maria Berenice Dias, com o Prêmio Soroptimista Destaque/2002. Homenageadas pelo trabalho desenvolvido em suas áreas em apoio e defesa das mulheres, elas receberam uma estatueta criada pela artista paulista Biba Mattos.

A entrega do troféu foi feita pela presidente da entidade, Maria Thereza Beck, na reunião-almoço realizada ontem no Hotel Embaixador, com a presença de mais de uma centena de soroptimistas e convidados especiais. Durante a solenidade, foi lançado o livro 'Memórias de Talbot Room', da advogada Betty Borges Fortes, integrante das soroptimistas. Para a deputada Maria do Carmo, com a transformação da mulher, engajada no terceiro setor como as soroptimistas, 'será possível impulsionar positiva e solidariamente a sociedade'. A importância da mobilização de mulheres em torno dos mais diversos movimentos foi destacada por Maria Berenice. 'Através das manifestações femininas podemos obter relevantes conquistas, a exemplo do enquadramento do estupro como crime hediondo a partir de 2001', disse Berenice.

As soroptimistas compõem uma organização mundial que busca levar às comunidades a promoção do ser humano. Fazem parte do clube mulheres de todas as idades, profissões, culturas e grupos étnicos. A entidade tem cerca de cem mil membros em mais de três mil clubes instalados em 121 países e territórios. Desde 2001, a organização é considerada de utilidade pública pela legislação estadual, a exemplo de outros clubes de serviço, como Rotary, Lions e Companheiros das Américas.



Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil