CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SÁBADO, 1º DE MARÇO DE 2003

Uruguaiana promete encantar os turistas




14URUGUA.jpg Escola de Samba Os Rouxinóis festeja 50 anos na avenida e busca conquistar o tetracampeonato


O carnaval 2003 começou em Uruguaiana na noite de ontem, ganhando os salões de clubes como Caixeiral e Grêmio Tiradentes, ambos lotados e com muita animação. A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesu) e a prefeitura pretendem que a folia deste ano seja inesquecível para a população e para os turistas que chegarão de diversas partes do Estado, da Argentina e do Uruguai. Hoje, às 21h, o público acompanhará a abertura oficial da festa, com a entrega da chave da cidade ao Rei Momo. Logo após, desfilam os blocos Pra Ti Beleza (do PTB), Boêmios do Luar, Beira Rio e do Mé, seguidos das escolas União da Vila e Unidos da Mangueira. Também estarão na avenida Presidente Vargas, pelo Grupo Especial, a Acadêmicos do Negão, exaltando a imigração italiana, e a preto-e-prata Deu Chucha na Zebra, com o enredo 'África e Suas Riquezas: Ontem, Hoje, Nunca Mais?'.

Pelo menos dez ônibus, oito deles de Pelotas, devem chegar neste sábado ao município. O prefeito Caio Riela convocou todos os funcionários em cargo de comissão para trabalhar durante o evento. Conforme Hilton Darde, presidente da Comissão Organizadora do Carnaval, nos 520 metros da avenida Presidente Vargas, a tradicional passarela do samba, a ornamentação, a iluminação com 40 mil watts de potência e as 17 torres de som foram consideradas impecáveis após os testes. 'Os foliões contarão com estrutura de bares, banheiros ecológicos e acessos da melhor qualidade', ressalta. Além dos 186 camarotes, foi montada uma arquibancada de 6 mil lugares.

Dez escolas desfilarão nas quatro noites - seis no Grupo Especial, duas no Segundo Grupo e duas estreantes, que não entram na disputa. No primeiro grupo estão Os Rouxinóis, Unidos da Cova da Onça, Unidos da Ilha do Marduque, Chucha na Zebra, Bambas da Alegria e Acadêmicos do Negão, que pela primeira vez desfila entre as grandes. A escola Os Rouxinóis completa 50 anos e espera comemorar o jubileu de ouro com o tetracampeonato.



Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil