CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 6 DE FEVEREIRO DE 2005
Enredos variados marcam o domingo em Porto Alegre

11ENREDO.jpgAcadêmicos de Gravataí destacará os bingos em enredo sobre a 'jogatina'
 
 

O domingo de Carnaval é a grande noite para as sete escolas do Grupo B de Porto Alegre. O desfile começa com a campeã do Acesso em 2004, Acadêmicos da Orgia, que fará um tributo à Mãe Menininha do Gantois. A Embaixadores do Ritmo entra em seguida, cantando 'Apesar de você, o Guaíba vive'. A escola promete representar o pôr-do-sol na defesa 'deste verdadeiro mar doce de paz'. No enredo, as ilhas dos Marinheiros, do Pavão, das Flores, da Pintada e o seu famoso peixe na taquara ganham destaque.

A Acadêmicos de Gravataí, rebaixada do A em 2004, vem na seqüência para dizer que o Brasil é o país da jogatina. Os bingos, porém, terão destaque especial no enredo da agremiação, que 'não dá bola para o azar' e faz uma fezinha na tentativa de garantir uma vaga no Grupo A em 2006. A escola Realeza entra na avenida convidando o público das arquibancadas e dos camarotes para dançar. Chula, fandango, jardineira, samba, gafieira, frevo e muitos outros ritmos musicais fazem parte do tema-enredo da agremiação de Gravataí.

O 'vôo da coruja à toca dos leões' será apresentado pela Acadêmicos de Niterói, a partir das 2h40min de segunda-feira. A entidade carnavalesca de Canoas prestará uma homenagem a Imperadores do Samba, que dividiu o título do Grupo Especial, em 2004, com os Bambas da Orgia. A Imperatriz Leopoldense, a penúltima a desfilar, exaltará os reis negros que buscaram proteção em Nossa Senhora do Rosário. O maracatu também faz parte do enredo.

A última escola a se apresentar no Complexo Cultural Porto Seco será a Filhos da Candinha. O tema-enredo avisa que 'no raiar de um novo dia, vou sambar'. Os integrantes da escola vão 'candinhar' pelo Brasil varonil e tropical, destacando suas regiões, tradições, cultura e costumes. Durante o desfile, o Rio Grande do Sul será um dos estados homenageados na fantástica viagem que tem como ponto de partida o Oiapoque, terminando no Chuí.
 
 
 


Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil