CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SÁBADO, 25 DE FEVEREIRO DE 2006

Santafolia no Parque da Oktoberfest
Palco da tradicional festa germânica cede espaço hoje e amanhã para as oito escolas de samba de Santa Cruz do Sul




15SANTAF.jpg Entidades carnavalescas esperam atrair cerca de 15 mil pessoas


As escolas de samba tomarão temporariamente o lugar das bandinhas no Parque da Oktoberfest. Hoje e amanhã ocorrem no local os desfiles do Santafolia - a nova denominação do Carnaval de Santa Cruz do Sul. O palco para o espetáculo no ano passado foi a rua Ernesto Alves, mas a Associação das Entidades Carnavalescas do município optou pela mudança em 2006, a fim de oferecer estrutura mais adequada ao público e aos foliões.

Estarão participando do evento, nos dois dias, oito escolas de samba. Cerca de 15 mil pessoas são esperadas nestes sábado e domingo. As apresentações se iniciam às 22h. O valor arrecadado com a venda dos ingressos ajudará a complementar os custos de organização que as escolas tiveram. Neste ano, a prefeitura destinou R$ 110 mil, divididos entre as agremiações.

A bicampeã Imperatriz do Sol desfilará com o tema 'Aliança, uma jóia de família', que contará a história do clube, hoje com 110 anos. A Império da Zona Norte explorará o tema 'Show das águas, a Império canta a fonte da vida'. A Unidos de Santa Cruz levará para a passarela a trajetória do empresário Erni Dockhorn, desde a sua saída de Monte Alverne até os dias atuais. Os jardins ao longo da história e a beleza que oferecem aos olhos serão abordados no samba-enredo 'Receba as flores que lhe dou', da Acadêmicos do Bom Jesus. A 13 de Maio fará com sua composição uma viagem pelas cinco regiões do país, destacando os aspectos característicos de cada lugar. A SER Esperança levará para o desfile o tema 'Ícaro nas Asas da Imaginação, a Fantástica Invenção', abordando a mitologia grega e o desejo do homem de conquistar o espaço. A Acadêmicos do União retornará aos desfiles após quatro anos de ausência com um tema relacionado à Fênix, ave que renasce das cinzas, com o samba 'O vôo sobre a mitologia'. A Imperadores do Ritmo, em sua estréia, contará a origem do municípoio de Santa Maria com o tema 'Em cada história, uma história para glória, e assim se faz uma final feliz, Santa Maria da Boca do Monte'.

Em Venâncio Aires, os desfiles do Carnaval de Rua, marcados para este sábado e a próxima segunda-feira, movimentarão a rua Osvaldo Aranha a partir das 21h. Nas duas noites, a Corte do Carnaval, formada pela rainha Fernanda Cássia Landim e pelas princesas Pâmela Machado da Silva e Pâmela Taís do Couto, abrirá o espetáculo. Logo depois, será a vez da corte da Fenachim, composta pela rainha Daniela Azeredo e princesas Amanda Kothe e Fernanda Goebel. Neste sábado, desfilam a Sova, seguida de blocos infantis do Interior e de blocos da cidade, da Associação Amigos do Cemuc e da Acadêmicos do Samba do Négo. Na próxima segunda-feira, estarão na avenida a Associação Amigos do Cemuc, a Acadêmicos do Samba do Négo, a Sova, a Acadêmicos do Passo, de Passo do Sobrado, e a Inhandava, de Bom Retiro do Sul.




Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil