CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SÁBADO, 17 DE FEVEREIRO DE 2007
Escolas do Grupo Especial entram na disputa
Carnavalescos e ritmistas das principais agremiações prometem surpresas durante as apresentações no Porto Seco

13ESCOLA.jpgIntegrantes das escolas aguardam a apuração, antecipada para terça-feira
 
 

Chegou a grande noite do Carnaval de rua de Porto Alegre. Neste sábado, o Complexo Cultural do Porto Seco receberá oito das 16 escolas que integram o Grupo Especial. Apenas Unidos de Vila Isabel não figurava entre as grandes, em 2006. Todas querem quebrar a seqüência de vitórias da Estado Maior da Restinga, campeã em 2004, 2005 e 2006, a primeira no extinto Grupo A e as demais, no Grupo Especial.

A Academia de Samba Praiana dará a largada, prestando uma homenagem à cidade de Cachoeira do Sul. A escola promete surpreender nas alegorias e na evolução da Comissão de Frente. A União da Vila do IAPI pretende 'reconstruir' a América. 'A casa vai cair, o couro vai comer. Na América o sonho pode acontecer', diz o samba-enredo. Já os componentes da Unidos de Vila Isabel pedirão 'liberté, egalité e fraternité' e o fim da discriminação contra os deficientes. Os atores Lu Grimaldi e Luciano Szafir confirmaram presença no desfile pelo fim do preconceito e da intolerância.

A Império da Zona Norte renderá uma homenagem ao balneário Xangri-Lá. E promete um Carnaval diferente, com alegorias grandiosas e dotadas de efeitos especiais; enquanto a Restinga - bicampeã do Especial - garante que sua apresentação será uma 'explosão de emoções'. Neste ano, a escola retratará as fontes de energia, incluindo a dos ventos. A Imperatriz Dona Leopoldina fará um tributo ao líder trabalhista e ex-governador Brizola.

 As eternas rivais do Carnaval de Porto Alegre se encontram entre a concentração e a dispersão. Bambas e Imperadores são as últimas a ingressarem na avenida, quase no amanhecer de domingo. A vermelho- e-branco vai contar a história de Araribóia, o lendário guerreiro. Vem com um abre-alas de 32 metros e duas alas de baianas. Já a azul-e-branco não deixa por menos e coloca Taj-Mahal na passarela. A escola promete surpreender este ano, com um show de efeitos especiais. As duas querem o título que está com a Restinga há dois anos. Este ano, duas escolas serão rebaixadas ao Grupo de Acesso, cuja a campeã irá desfilar no Especial, no Carnaval de 2008.


Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil