CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 6 DE FEVEREIRO DE 2008
 
Império é a grande campeã da Capital
 
Após dois vice-campeonatos seguidos, a Império da Zona Norte conquistou ontem o título de campeã do Carnaval de Porto Alegre ao totalizar 239,2 pontos. A 2ª conquista da escola – campeã pela primeira em 1982 – foi obtida depois de uma disputa acirrada com a Imperatriz Dona Leopoldina, que ficou apenas 0,3 ponto atrás. Os Leões da Zona Norte (na foto, a comemoração) contaram na avenida a história do samba, desde as raízes africanas até a homenagem a ícones do gênero no Brasil, como Cartola, Noel Rosa e Martinho da Vila.
A vitória da Império da Zona Norte quebrou uma hegemonia de 25 anos de títulos das escolas Imperadores do Samba, Estado Maior da Restinga e Bambas de Orgia. A Academia de Samba Puro e a Império do Sol, de São Leopoldo, acabaram rebaixadas para o Grupo de Acesso. No ano que vem, a Unidos do Capão, de Sapucaia do Sul, estréia no Grupo Especial. Já a União da Tinga e a Real Academia de Samba foram excluídas do Carnaval.
Na disputa do Carnaval em São Paulo, a Vai-Vai conquistou ontem o 13º título e obteve nota máxima em todos os quesitos. A segunda colocada foi a Mocidade Alegre. Entre as que desfilaram no grupo de Acesso, sobem para o Especial em 2009 a Unidos do Peruche, campeã, e a Leandro de Itaquera, que ficou com vice-campeonato. O Carnaval do Rio da Janeiro, por sua vez, conhecerá hoje as escolas campeãs. A divulgação dos resultados acontecerá à tarde, no Sambódromo.