CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, TERÇA-FEIRA, 4 DE MARÇO DE 2008
 
Ilha do Marduque é a nova campeã
Mas a grande vencedora foi Uruguaiana, que, neste Carnaval Fora de Época, atraiu 50 mil pessoas
 
Fred Marcovici
A apuração do Carnaval Fora de Época 2008, na tarde de ontem, levou centenas de pessoas à rua Santana, em frente ao Clube Caixeiral, em Uruguaiana. Ao anúncio das notas de cada quesito, amplificado por caixas de som, torcedores vibravam com o desempenho da escola do coração. A cada 10, um grito de gol. A Acadêmicos de São Miguel, com o enredo 'Os Anjos Celestiais', confirmando previsão de carnavalescos, venceu o Grupo II e estará no conjunto de elite no próximo ano. No Grupo I, seleção de gala da festa, a disputa foi ponto a ponto, décimo a décimo, com alternâncias de colocação entre Unidos da Ilha do Marduque e Os Rouxinóis, enquanto a Cova da Onça sempre esteve próxima, mas em terceiro. Às 17h30min, a vitória da Unidos da Ilha do Marduque (435,3 pontos), do bairro Mascarenhas de Moraes, traduziu o resultado do trabalho comunitário, além de definir que Carnaval é mesmo vencido pelo conjunto e quesitos técnicos.
O quesito que decidiu a vitória da Marduque foi Comissão de Frente, julgado por Adelzon Alves. Uma década depois, a azul e branco retorna ao título máximo com o enredo 'Ilha 2100, uma Louca Viagem ao Futuro'. Representantes da Bambas da Orgia, de Porto Alegre, que participaram em setores da Marduque – ambas azuis e ainda coirmãs, ficaram exultantes.
Com luxo e beleza que encheram os olhos de todos, a escola Os Rouxinóis repetiu a posição de 2007 no segundo lugar (435,1). A força, garra e apelo popular do encarnado das cores e ritmo da terceira classificada, a Cova da Onça (433,4), não foram suficientes para seduzir os jurados. Na noite de ontem, de portões abertos, a comunidade se despediu do Carnaval Especial Fora de Época com festa e comunhão entre as escolas do 'segundão'. A Toca do Lobo, somando 384, retorna ao Grupo II, enquanto a São Miguel ocupará a vaga em 2009. A pontuação da Acadêmicos de São Miguel, a vencedora do Grupo II, somou 101.3. O segundo lugar do grupo de acesso ficou com a Unidos da Mangueira, totalizando 100.9 pontos. O prefeito Sanchotene Felice reiterou que os investimentos resultaram em empregos e difusão do município no país e no exterior e ainda deram à população a satisfação e o orgulho de produzir um Carnaval exemplar.

Comissão de Frente da escola conseguiu os pontos que garantiaram a vitória