CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 14 DE ABRIL DE 2008
 
Entregues estandartes do Carnaval
Durante a noite festiva foi definida por sorteio a ordem dos desfiles de 2009. Prefeito esteve presente
 
A ordem dos desfiles do Carnaval 2009 foi definida, por sorteio, sábado à noite, durante a entrega do Estandarte de Ouro aos destaques do Carnaval 2008 no Clube Farrapos. Dos 65 estandartes outorgados em todas as categorias pela Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul (Aecpars) e pela Secretaria Municipal de Cultura, 25 foram para a categoria especial. Destacaram-se as escolas Império da Zona Norte (sete estandartes), Imperatriz Dona Leopoldina (seis) e Vila Isabel (seis). A melhor bateria foi a do mestre Estevão, da Imperatriz Dona Leopoldina, e o melhor intérprete, Arizinho da Vila Isabel.
Segundo o presidente da Aecpars, Juarez Gutierres de Souza, também foram entregues o troféu Cidadão Samba ao ex-presidente da escola Acadêmicos de Gravataí Heitor Bitencourt e o troféu Personalidade do Samba ao ex-secretário municipal de Esportes João Bosco Vaz.
A atual campeã, Império da Zona Norte, será a quinta escola a desfilar, sábado, 21 de fevereiro. A vice-campeã, Imperatriz Dona Leopoldina, estará no desfile do mesmo dia na quarta posição. Na sexta-feira, 20, dia de grupo especial, desfilarão a tribo Os Guaianazes e as escolas de samba Unidos do Capão, Estado Maior da Restinga, Embaixadores do Ritmo, Protegidos da Princesa Isabel, Imperadores do Samba, Acadêmicos de Niterói e Acadêmicos da Orgia. No sábado, o grupo especial será aberto pela tribo Os Comanches, seguida das escolas Acadêmicos de Gravataí, Bambas da Orgia, União da Vila do IAPI, Imperatriz Dona Leopoldina, Império da Zona Norte, Unidos de Vila Isabel e Academia de Samba Praiana.

Fogaça prestigiou a homenagem aos destaques de 2008 em todas as categorias