CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, SÁBADO, 21 DE FEVEREIRO DE 2009
 
Especial volta à avenida hoje
Depois do desfile das sete escolas na noite de sexta-feira, neste sábado mais sete se apresentam no Porto Seco em busca do título
 

Sete escolas completam a partir das 22h50min deste sábado o desfile do Grupo Especial da Capital, que se iniciou na noite de ontem. A abertura fica por conta da Acadêmicos de Gravataí pelo segundo ano consecutivo. Representante da região Metropolitana, juntamente com a Unidos de Vila Isabel, de Viamão, apostará na sétima arte para fazer a onça negra – seu símbolo maior – brilhar 'no mundo da fantasia que imita a vida'. As outras três da Grande Porto Alegre, Acadêmicos de Niterói, de Canoas; Protegidos da Princesa Isabel, de Novo Hamburgo; e Unidos do Capão, de Sapucaia, desfilaram na primeira noite.
Na sequência, invade a passarela a terceira colocada no Carnaval 2008. Para alegrar a nação azul e branca, a escola Bambas da Orgia quer o campeonato. A mais antiga escola da Capital – fundada em 1940 – vai homenagear a cantora Clara Nunes. Na apresentação, a águia será 'poesia no ar'. Os carnavalescos e ritmistas prometem um mar de emoção com o tema 'Brilha no céu a estrela que nos faz sonhar. Clara guerreira, Bambas vem te homenagear'.
Os componentes da União da Vila do IAPI entrarão na avenida cantando 'Eu quero ver, eu quero ver, eu quero ver o Porto Seco balançar'. Neste ano, a escola aposta no grão como o caminho para a vitória e promete uma chuva de arroz quando desfilar. Vice-campeã de 2008, a Imperatriz Dona Leopoldina quer repetir a façanha e ir além. Para disputar o título, escolheu um tema tropical: 'Ceará, terra da luz, desperta Iracema guerreira. Leva consigo Dona Leopoldina para uma viagem de belezas'.
A Império da Zona Norte também promete garra para disputar o bicampeonato. Pioneira da modernidade no Carnaval de rua, destacará a eficiência dos Correios. Em uma apresentação marcada pela irreverência, o desfile da campeã de 2008 destacará o carteiro, 'que traz no peito esperanças tão singelas'. Vinda de Viamão, a Unidos de Vila Isabel quer lapidar a vitória destacando os diamantes de Madagascar. 'Vila Isabel eu sou, quero te lapidar, qualquer que seja a cor. Sou joia rara.'
O Grupo Especial despede-se do Carnaval trazendo uma mistura das paixões do povo brasileiro: samba e futebol. Os integrantes da Praiana deixarão a passarela dando um recado às coirmãs: 'É campeão, é campeão'. 'A bola de pé em pé vai rolar. Minha Praiana, ninguém vai te segurar. Joga com raça, força e tradição', diz o samba-enredo. E, nesta homenagem ao futebol, a escola não esquecerá a rivalidade entre Grêmio e Inter. Do lado gremista, um destaque à torcida organizada Alma Castelhana. Do lado colorado, os parabéns ao centenário do Sport Club Internacional. E 'no apito final' é só folia até o dia raiar.


 

Campeã de 2008, a Império da Zona Norte promete empenho para repetir a dose