CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 22 DE FEVEREIRO DE 2009
 
Das escolas do Acesso, apenas a campeã chegará ao Especial
 

O Grupo de Acesso encerra neste domingo a competição em Porto Alegre. A apresentação será aberta pelas tribos carnavalescas Os Guaianazes, com o tema 'Da Sibéria ao México, a história de uma grande nação', e Os Comanches, com o enredo 'Comanches vem a Porto Alegre conhecer caingangues e, juntos, comemoram 50 anos de avenida'. A disputa por uma vaga no Grupo Especial em 2010 começa às 23h10min, com a Realeza. A vice-campeã do Acesso em 2008 fará uma homenagem ao 75º aniversário do Sindicato dos Bancários.
Rebaixada do Especial, a Academia de Samba Puro escolheu um tema místico: 'Entre abóboras, bruxas e duendes, a Samba Puro promete: o caldeirão vai ferver!'. A Academia de Samba Unidos da Vila Mapa levará ao Porto Seco uma viagem histórica. 'A Mapa transporta a história. Entre nessa viagem!' Pouco depois, a Imperatriz Leopoldense entrará na avenida perguntando: 'Pra quem você tira o chapéu?'. Última colocada do Grupo Especial no Carnaval passado, a Império do Sol aposta no enredo 'Ser diferente é ser igual' na tentativa de voltar à elite em 2010.
Com o tema 'Santa Maria ganhou um orixá', a Fidalgos e Aristocratas é a penúltima a se apresentar. O encerramento do Acesso ficará por conta da escola de samba Os Filhos da Candinha, que cruzará o Complexo Cultural Porto Seco no amanhecer da segunda-feira. A escola quer fazer bonito ao retratar 'Da África para o Brasil, sou negro. E daí?'. A disputa entre as sete será grande e difícil, pois apenas a vencedora estará no Grupo Especial no próximo ano.


 

Em busca de visibilidade e recursos, escolas querem o 1º lugar