CORREIO DO POVO
PORTO ALEGRE, DOMINGO, 3 DE FEVEREIRO DE 2008

Acesso desfila hoje em Porto Alegre




01ACESSO.jpg Escolas do Especial, como Embaixadores, desfilaram sexta e sábado


O Grupo de Acesso encerra neste domingo a competição em Porto Alegre. A partir das 21h54min, sete entidades carnavalescas - seriam oito não fosse a desistência da Real Academia de Samba - disputarão o direito de integrar o Grupo Especial em 2009. A disputa do Acesso começa com Unidos da Vila Mapa, que retratará o tema 'Do Oriente ao Sol Nascente'. E, como diz o samba-enredo, os componentes desfilam na esperança de um novo amanhecer e com a intenção de provar que 'o bem vence o mal'.

A Filhos da Candinha, que já figurou entre as grandes, tenta reverter o vexame do rebaixamento no último Carnaval, com o tema 'Nessa Epopéia Farroupilha Gugu Streit, o Mago da Comunicação, Faz o Show'. Já na apresentação da Realeza não faltarão palhaços, vampiros, bruxas e princesas para representar o tema 'Vem pra Rua, Vem Brincar'.

A União da Tinga, que também já esteve entre as grandes, vem de 'Senhoras Escravas' na tentativa de voltar à elite. A Fidalgos e Aristocratas, rebaixada em 2007 e a única do grupo que já venceu no Especial na década de 70, atacará de 'Shaka Zulu: o Rei Guerreiro Africano'.

O Grupo de Acesso tem ainda Imperatriz Leopoldense com o enredo 'Aqui se Faz, Aqui se Paga'. A representante de São Leopoldo manda um recado às concorrentes: 'Te liga nessa. Ninguém vai me derrubar'. De Sapucaia do Sul, vem a Unidos do Capão, fazendo uma declaração de amor ao seu município. A disputa entre as sete será acirrada, pois apenas a vencedora carimba o passaporte para o Grupo Especial em 2009. Por outro lado, as duas últimas colocadas da elite estarão no Acesso no próximo ano.




Correio do Povo
Porto Alegre - RS - Brasil