Putin denuncia tentativas de excluir Huawei dos mercados internacionais

Putin denuncia tentativas de excluir Huawei dos mercados internacionais

Xi Jiping afirmou que China está disposta a compartilhar tecnologia 5G com aliados

AFP

Vladimir Putin, presidente russo

publicidade

O presidente russo, Vladimir Putin, denunciou nesta sexta-feira as tentativas de "excluir" dos mercados internacionais a gigante chinesa das telecomunicações Huawei, acusada de praticar espionagem pelas autoridades americanas. Putin denunciou as "tentativas sem cerimônias de excluir a Huawei dos mercados internacionais", durante a sessão plenária do fórum econômico de São Petersburgo, principal reunião de negócios do país, na presença do presidente chinês, Xi Jinping.

"Isto já é chamado em alguns meios de comunicação de primeira guerra tecnológica da época digital que começa agora", completou Putin. O presidente Xi Jinping afirmou que a China está disposta a "compartilhar" a tecnologia 5G com todos os sócios, apesar da desconfiança provocada pelo grupo Huawei, líder neste tipo de tecnologia e acusada de espionagem por Washington. "A China está disposta a compartilhar com todos os sócios suas invenções e seus conhecimentos tecnológicos, em particular a tecnologia 5G", declarou Xi.

Leia mais sobre a crise na Huawei

A Huawei está em uma situação muito delicada desde que a administração do presidente americano, Donald Trump, proibiu, em maio, que as empresas do país vendam material para o grupo chinês. A decisão ameaça a Huawei, uma gigante industrial muito dependente dos chips eletrônicos americanos para seus smartphones, segundo analistas. Na Rússia, a Huawei conseguiu na quarta-feira um acordo para desenvolver uma rede 5G ao lado da maior empresa russa de telefonia celular, a MTS.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895