Correio do Povo | Notícias | CinePE homenageia Cássia Kis com Troféu Calunga de Ouro

Porto Alegre

22ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 19 de Dezembro de 2018

  • 02/06/2018
  • 11:32
  • Atualização: 11:42

CinePE homenageia Cássia Kis com Troféu Calunga de Ouro

Festival do Audiovisual iniciou nesta semana em Pernambuco

Atriz recebeu honraria máxima com Troféu Calunga de Ouro | Foto: Felipe Souto Maior / Divulgação / Cinepe / CP

Atriz recebeu honraria máxima com Troféu Calunga de Ouro | Foto: Felipe Souto Maior / Divulgação / Cinepe / CP

  • Comentários
  • Marcos Santuário

Iniciado na noite da última quinta-feira em Pernambuco, a 22° edição do CinePE - Festival do Audiovisual, prestou nessa sexta-feira uma homenagem especial à atriz Cássia Kis, que recebeu a honraria máxima do evento, o Troféu Calunga de Ouro. Quem entregou a honraria para Cássia foi o ator Gabriel Leone, que interpretou seu filho na novela “Os Dias Eram Assim”. Em seu discurso, Leone revelou: “Desde antes de eu pensar em fazer teatro, de ter qualquer relação com a arte, eu te admirava. Quando eu te conheci, esse sentimento extrapolou, não só artisticamente falando, mas como pessoa”.

A abertura das exibições foi realizada com a mostra do documentário em curta-metragem "Uma Balada para Rocky Lane", de Djalma Galindo, contando a história de José Leite Duarte, que assumiu a identidade de um famoso ator dos faroestes norte-americanos, passando a se vestir como o cowboy e a se envolver em duelos imaginários com as crianças nas ruas de Arcoverde, no sertão de Pernambuco.

O encontro ainda contou com a exibição de outros três curtas-metragens: “Teodora Quer Dançar” (Mato Grosso), “Balanceia” (Rondânia) e “Banco Brecht” (Pernambuco). Para fechar a noite, foram exibidos os longas-metragens cariocas “Os Príncipes”, de Luiz Rosemberg Filho, e “Christabel”, de Alex Levy-Heller. Os filmes integram a Mostra Competitiva de Longas-Metragens.

Na manhã deste sábado o Hotel Nobile Executive é palco de coletiva de imprensa com os representantes dos filmes exibidos na sexta e com a atriz Cássia Kis.

O palco do CinePE exibe na noite deste sábado os curtas "Cara de Rato" (Pernambuco), de Benedito Serafim, "Plantae" (Rio de Janeiro), de Guilherme Gehr, "Através de Ti" (Rio Grande do Sul), de Diego Tafarel, e "Vidas Cinzas" (Rio de Janeiro), de Leonardo Martinelli, e os longas "Marcha Cega" (São Paulo), de Gabriel Di Giacomo, e "Dias Vazios" (Goiânia), de Robney Bruno Almeida. Além da projeção dos filmes, o festival, que segue até o próximo dia 5 de junho, também vai homenagear o ator Rodrigo Santoro.