Correio do Povo | Notícias | Personalidades prestam homenagem a Aretha Franklin

Porto Alegre

19ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

  • 16/08/2018
  • 15:53
  • Atualização: 16:29

Personalidades prestam homenagem a Aretha Franklin

Rainha do Soul morreu nesta quinta-feira, aos 76 anos

Cantora lutava contra câncer desde 2010 | Foto: Noam Galai / Getty Images / AFP / CP

Cantora lutava contra câncer desde 2010 | Foto: Noam Galai / Getty Images / AFP / CP

  • Comentários
  • AFP

A morte do ícone soul Aretha Franklin levou as figuras mais proeminentes do mundo político e do entretenimento a prestar homenagens a uma artista que teve profunda influência na cultura americana.

Donald Trump, usou o Twitter para se pronunciar: "Uma grande mulher, com um maravilhoso dom de Deus: a sua voz. Sentiremos sua falta!".

Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, também lamentou: "Toda vez que ela cantava, todos nós éramos agraciados com um vislumbre do divino (...) Ela nos ajudou a nos sentirmos mais conectados uns com os outros, mais esperançosos e mais humanos".

Barbra Streisand comentou sobre a atuação de Aretha pelos direitos humanos. "É difícil conceber um mundo sem ela. Não apenas porque ela era uma cantora única e brilhante, mas porque seu comprometimento com os direitos humanos tiveram um indelével impacto no mundo", ressaltou.

A cantora e atriz Patti LaBelle também lamentou: "Estou profundamente triste com o falecimento da Rainha do Soul e minha irmã na música. Hoje o mundo experimentou uma perda tremenda. Aretha era um tesouro raro cujo inigualável gênio musical ajudou a criar a trilha sonora da vida de muitas pessoas".

Já Diana Ross disse: "Estou em oração pelo maravilho espírito dourado de Aretha Franklin". John Legend também saudou a diva do soul:  "Saudações à Rainha. A maior vocalista que já conheci".

Paul McCartney usou o Instagram para prestar a homenagem. "Sentiremos saudades, mas a memória de sua grandeza como artista e grande ser humano viverão conosco para sempre. Com amor, Paul", diz a postagem. 

Elton John também usou as redes sociais para se manifestar: "O mundo todo sentirá saudades, mas se alegrará com seu incrível legado. A Rainha está morta. Vida longa à Rainha. #RIPArethaFranklin".

Bette Midler prestou a homenagem afirmando que a cantora era uma inspiração. "A maior voz da música popular americana calou-se. Nossa amada #ArethaFranklin se foi. Para mim, ela era um farol musical, guiando e inspirando a cada nota. Adeus, Rainha do Soul".

Já Jesse Jackson disse:  "A Terra perdeu muita música hoje. Ela nunca parou de servir. Ela nunca parou de se preocupar. Ela nunca parou de compartilhar. Agradecemos a ela por isso".

A Associação Nacional para o Desenvolvimento das Pessoas de Cor também se pronunicou, ressaltando a importância da cantora para a comunidade negra. "A eterna Rainha do Soul Aretha Franklin é um símbolo do orgulho negro, cuja música tocou tantos corações e almas. Sabemos que o legado de Aretha continuará vivo", afirmou. 

Bill Clinton disseram: "Hillary e eu estamos de luto pela morte de nossa amiga Aretha Franklin, um dos maiores tesouros nacionais dos Estados Unidos (...) Era elegante, graciosa, e completamente intransigente em sua arte".

O ministro batista e ativista dos direitos civis Al Sharpton, pediu para que as pessoas se relembrem a trajetória da cantora. "Profundamente triste com o falecimento de uma amiga querida e da rainha/guerreira Aretha Franklin. Esperamos que guardem um momento hoje para recordar a vida de uma linda alma", lamentou.