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Porto Alegre, quarta-feira, 18 de Julho de 2018

  • 16/04/2018
  • 15:03
  • Atualização: 15:45

Programada para hoje, interdição de passarela na freeway será realizada na quarta

Bloqueio foi suspenso em razão de um problema com uma máquina

Bloqueio foi suspenso em razão de um problema com uma máquina | Foto: Guilherme Testa

Bloqueio foi suspenso em razão de um problema com uma máquina | Foto: Guilherme Testa

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  • Cláudio Isaías

A interdição completa da passarela do km 95 da BR 290, a freeway, entre a Arena do Grêmio e o acesso para a avenida da Legalidade e da Democracia, será realizada a partir de quarta-feira. A construtora Queiroz Galvão, responsável pela construção da nova Ponte do Guaíba, informou que o bloqueio foi suspenso nesta segunda em razão de um problema com uma das máquinas.

A interrupção da passagem de pedestres é necessária em função da construção da nova Ponte do Guaíba, já que a rampa da passarela precisará ser reposicionada para dar lugar a pilares da obra. Para garantir a segurança dos pedestres, o consórcio vai colocar dois vigilantes nos acessos e disponibilizar transporte para as pessoas cruzarem a rodovia.

Com mais de 55% dos trabalhos concluídos, a nova Ponte do Guaíba deve estar pronta no segundo semestre de 2019, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A execução da estrutura foi retomada em janeiro deste ano após o governo federal disponibilizar R$ 240 milhões do Orçamento Geral da União para 2018, o que garantiu um maior ritmo de execução.

Segundo o Dnit, desde o começo da construção em outubro de 2014 já foram investidos cerca de R$ 412 milhões. O custo da obra está orçado em R$ 757,5 milhões. A estimativa é que cerca de 50 mil veículos deverão passar diariamente pela nova estrutura. Hoje, cerca de 40 mil automóveis circulam por dia na atual ponte. Uma das diferenças é que não haverá a necessidade de içamento do vão móvel, evitando interrupções no trânsito. 

A nova Ponte do Guaíba terá uma extensão de 12,3 quilômetros com um total de cinco quilômetros em acessos e 7,3 quilômetros em obras de artes especiais (ponte sobre os canais navegáveis, elevadas e viadutos). A estrutura terá cerca de 28 metros de largura, em pista dupla com duas faixas de tráfego em cada sentido com acostamento e refúgio.