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Porto Alegre, segunda-feira, 21 de Maio de 2018

  • 16/05/2018
  • 13:40
  • Atualização: 13:45

INSS reduzirá atendimento presencial a partir da próxima segunda-feira

Agora, pedidos serão analisados a partir dos dados que estiverem no sistema

INSS deixará de agendar atendimento presencial para aposentadoria e salário-maternidade | Foto: Guilherme Testa / CP Memória

INSS deixará de agendar atendimento presencial para aposentadoria e salário-maternidade | Foto: Guilherme Testa / CP Memória

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  • Agência Brasil

A partir de segunda-feira, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deixará de agendar o atendimento presencial para salário-maternidade e aposentadoria por idade urbanos. Agora, o segurado deverá acessar o Meu INSS ou ligar para o 135 e, em vez de agendar uma data para ser atendido, receberá direto o número do protocolo de requerimento, eliminando a etapa do agendamento.

Atualmente, o segurado precisa agendar uma ida ao INSS para levar documentos e formalizar o pedido. Com o novo modelo, ao fazer o pedido, o cidadão acompanha o andamento pelo Meu  INSS ou pelo telefone 135 e, somente se necessário, será chamado à agência.

Nos casos em que as informações previdenciárias necessárias para o reconhecimento do direito já constarem nos sistemas do  INSS, será possível então a concessão automática do benefício, isto é, a distância. Segundo o

INSS, com a mudança, não haverá mais falta de vaga e, caso precise ir a uma agência para apresentar algum documento, o cidadão terá a garantia de ser atendido perto da residência. O instituto diz ainda que a mudança representa o fim do tempo de espera para ser atendido.

Atualmente, o Meu INSS tem mais de 7 milhões de usuários cadastrados e é acessível pelo computador ou celular. O sistema, que está sendo aprimorado, conta com um canal que permite ao cidadão acompanhar o andamento do seu pedido sem sair de casa, consultar extratos e ter acesso a outros serviços do INSS. O instituto vai ampliar cada vez mais a lista de serviços agendáveis. A partir do dia 24, serviços que antes eram prestados somente no atendimento espontâneo serão realizados com dia e horário marcados, bastando fazer seu agendamento pelo Meu

INSS ou o telefone 135. 

Veja a lista dos serviços que passarão a ser agendáveis: 

• Alterar meio de pagamento

• Atualizar dados cadastrais do beneficiário

• Atualizar dados do Imposto de Renda

• Atualização de dependentes

• Atualizar dados do Imposto de Renda - Declaração de Saída Definitiva do País

• Atualizar dados do Imposto de Renda - Retificação de Dirf Cadastrar Declaração de Cárcere Cadastrar ou atualizar dependentes para salário-família

• Cadastrar ou renovar procuração

• Cadastrar ou renovar representante legal

• Desbloqueio do benefício para empréstimo Desistir de aposentadoria

• Emitir Certidão de Inexistência de Dependentes Habilitados Pensão por morte

• Emitir Certidão para Saque de PIS/Pasep/FGTS

• Reativar benefício

• Reativar benefício assistencial à pessoa com deficiência, suspenso por inclusão no mercado de trabalho 

• Renunciar a cota de Pensão por Morte ou Auxílio-Reclusão

• Solicitar Pagamento de Benefício não Recebido

• Solicitar valor não recebido até a data do óbito do beneficiário

• Suspender benefício assistencial à pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho

• Transferir benefício para outra agência