Correio do Povo | Notícias | Morre aos 86 anos o economista Paul Singer, um dos fundadores do PT

Porto Alegre

23ºC

Ver a previsão completa

Porto Alegre, quarta-feira, 25 de Abril de 2018

  • 16/04/2018
  • 23:48
  • Atualização: 23:51

Morre aos 86 anos o economista Paul Singer, um dos fundadores do PT

Austríaco naturalizado brasileiro participou da formulação econômica dos governos Lula

Austríaco naturalizado brasileiro participou da formulação econômica dos governos Lula | Foto: Eduardo Suplicy / Twitter / Reprodução CP

Austríaco naturalizado brasileiro participou da formulação econômica dos governos Lula | Foto: Eduardo Suplicy / Twitter / Reprodução CP

  • Comentários
  • AE

Morreu na noite desta segunda-feira, aos 86 anos, o economista Paul Singer, um dos fundadores do PT e uma das principais referências intelectuais do partido. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês e não resistiu ao quadro de septicemia – infecção generalizada. A família informa que o velório será realizado no cemitério Israelita, no Butantã, a partir das 9h desta terça-feira – o sepultamento está marcado para as 14h30min.

Nascido em Viena, em 1932, Singer e sua família migraram para o Brasil na década de 1940, quando a Alemanha anexou a Áustria aos seus territórios e intensificou a perseguição aos judeus no país. Em 1953, como trabalhador metalúrgico, liderou a histórica greve dos 300 mil, que naquele ano paralisou a indústria paulistana por mais de um mês. Naturalizou-se brasileiro no ano seguinte.

Singer se formou-se em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), onde obteve o título de Doutor em Sociologia e de onde também foi professor. Em 1980 ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores.  Autor de livros, entre eles "Introdução à Economia Solidária". Foi um dos responsáveis pela formulação do programa de desenvolvimento do País a partir do fortalecimento do mercado interno por meio da distribuição de renda – alicerce econômico que marcou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva. No governo Lula, assumiu a Secretaria Nacional de Economia Solidária, órgão ligado ao Ministério do Trabalho. Seu filho, André Singer, foi o porta-voz do governo.

A presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR) lamentou a morte de Paul Singer. "Triste notícia da morte do professor Paul Singer. Foi um dos fundadores do PT. Militante de esquerda, caráter reto, coerente, intelectual que nunca mudou de lado. Nossos sentimentos aos filhos André, Helena e Suzana. Singer merece nossa gratidão e reconhecimento", escreveu ela em sua conta no Twitter.


TAGS » Política, PT, Obituário