person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Escolas públicas de Canoas, atingidas pelas cheias, recebem doações de 1,5 mil livros e kits literários

O projeto viabilizou a doação para três escolas do município, incluindo além do acervo, um kit com fantoches, aventais literários, telas para o teatro de bonecos e de sombras

Alunos e educadores da rede pública de Canoas, um dos municípios mais atingidos pela tragédia climática vivenciada em maio, foram contemplados com a doação de 1,5 mil livros para o acervo das bibliotecas que foram duramente danificadas pelas águas da enchente. A iniciativa, promovida pelo Instituto Brasil Solidário, através da parceria com o Instituto Ultra, viabilizou além do acervo, um kit de material pedagógico para promoção da leitura, incluindo aventais, sacolas e tapetes literários, fantoches, telas de teatro de bonecos e teatro de sombras, materiais de catalogação para organização e empréstimo dos livros, e ainda uma doação de 3 máquinas fotográficas, com foco em incentivar a criatividade dos alunos nas atividades de comunicação e registro dos trabalhos dentro e fora de sala de aula.

O material foi entregue nas escolas EMEF Arthur Pereira de Vargas, EMEF Coronel Francisco Pinto Bandeira e EMEF Professor Doutor Rui Cirne Lima. Segundo a diretora da EMEF Coronel Francisco Pinto Bandeira, Rita de Cássia, a biblioteca foi um dos locais atingidos pela enchente, com perda total de todos os itens, e agora com o material entregue, voltará a ganhar vida como um espaço de acolhimento para os estudantes soltarem a imaginação e se deleitarem na leitura.

“A escola está localizada numa área de vulnerabilidade. Fomos atingidos diretamente pela enchente, então receber essas doações nos trouxe muita alegria e esperança de que logo estaremos com os espaços equipados para proporcionar aos nossos alunos mais qualidade de ensino.” Segundo a diretora, o material que chegou para a biblioteca é de muita importância, visto que foi um local completamente atingido, sem recuperação de qualquer item. “O material recebido atenderá aos projetos desenvolvidos por todos os professores da nossa escola.”

A iniciativa faz parte do compromisso do Instituto Brasil Solidário e seus financiadores em apoiar escolas diretamente impactadas pelas fortes enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul, com doações de materiais que fortalecem a reconstrução de espaços afetados pelas chuvas. Unindo parceiros de todo o Brasil num elo de solidariedade ao Rio Grande do Sul, o Instituto Brasil Solidário, conseguiu mobilizar desde doações de assistência emergencial até ações com oficinas práticas de arte, cultura e incentivo à leitura para alunos e educadores de escolas públicas da região.

Fernanda Bassôa