person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Uma noite com o bandolim de Elias Barboza

Músico porto-alegrense, vencedor do Açorianos de Música, é a atração desta terça, às 18h, do CP ao Vivo Lá em Casa

Elias Barboza e o seu quinteto conquistaram dois Açorianos de Música com o disco 'Luminoso' | Foto: Tiago Trindade / Divulgação / CP

O bandolinista, compositor, arranjador e educador musical porto-alegrense Elias Barboza é o convidado desta terça-feira, 28 de julho, às 18h, do Correio do Povo ao Vivo Lá em Casa. Pelas plataformas digitais do CP (Facebook, YouTube e Twitter). Elias é natural de Porto Alegre e seu trabalho teu direcionamento especial para a música instrumental brasileira e a inserção da linguagem e dos instrumentos da música popular brasileira para o formato da música de concerto. Já compôs dois concertos: “Suíte do Choro Contemporâneo” e “Fantasia Jacobeana”. 


A “Suíte do Choro Contemporâneo” teve estreia em 2 de setembro de 2018 com a Orquestra da Ulbra e Elias Barboza Quinteto no Leopoldina Junvenil. A “Fantasia Jacobeana”, homenagem a Jacob do Bandolim permanece inédita. O bandolinista também possui um CD, juntamente com Regional Ponto a Ponto, lançado em 2012, intitulado “Puro Sentimento” que obteve quatro indicações ao Açorianos de Música. Seu mais recente trabalho “Luminoso” foi lançado em 2018 com seu grupo Elias Barboza Quinteto em Porto Alegre e em 2019 no Rio de Janeiro. A obra ganhou os prêmios de Melhor Disco Instrumental e Compositor do Açorianos de Música.

 

Elias também atuou como professor da Oficina de Choro do Santander Cultural por dois anos (2017-2018) e integra junto com os outros docentes o Sexteto Gaúcho, que em 2019 lançou o CD “Bixo Solto”. O grupo ministrou Oficina de Choro nos anos de 2018 e 2019, no Festival Internacional Sesc de Música, em Pelotas.