person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Leite avisa que vai cortar ponto de professores participantes de paralisações

Governador diz que compreende desejo de salários maiores, mas ressalva que quem parar terá os dias descontados

| Foto: Ricardo Giusti

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou, na manhã desta quarta-feira, que vai cortar o ponto de professores da rede estadual que fizerem paralisações. "Paralisações que fizerem terão o ponto cortado. Minha disposição não é a de fazer composição sobre dias parados. Compreendo o desejo de salários maiores, mas preciso garantir o serviço da educação para crianças e jovens", afirmou. As declarações foram dadas durante coletiva de imprensa que antecedeu a palestra de Leite na reunião-almoço "Tá na Mesa", da Federasul.

O evento, que ocorre semanalmente, é tradicionalmente aberto a cada ano pelo governador. As falas acontecem no contexto de divergência entre o governo e o Cpers. O sindicato, que representa professores e funcionários de escolas da rede estadual, rejeitou na semana passada a proposta de reajuste do Executivo, de 9,45%, protocolada na Assembleia Legislativa em 1° de março. O texto objetiva que os salários alcancem o piso nacional do magistério, reajustado pelo Ministério da Educação em janeiro.

A entidade pleiteia aumento de 14,95%, rejeição da parcela de irredutibilidade e inclusão de todos os funcionários de escolas e aposentados sem paridade. Leite argumentou nesta quarta que a categoria obteve "ganho salarial de 80% entre 2019 e o momento atual, frente a uma inflação de 29%". 

Flavia Bemfica