África do Sul desbarata esquema internacional de fraude em sites de encontros

África do Sul desbarata esquema internacional de fraude em sites de encontros

Mais de 100 milhões de pessoas caíram em golpes

AFP

publicidade

Autoridades sul-africanas detiveram nesta terça-feira (19), na Cidade do Cabo, oito suspeitos de roubar mediante fraude quase seis milhões de euros (sete milhões de dólares) de vítimas em sites de encontros on-line, informou a polícia.

Os oito estrangeiros são acusados de criar perfis falsos em sites de encontros e convencer suas vítimas a lhes darem dinheiro.

Mais de 100 milhões de pessoas caíram na armação desde 2011, estima o FBI, polícia federal americana. A África do Sul contou com a ajuda dos Estados Unidos para esclarecer o caso.

Os fraudadores se aproveitavam de viúvos e divorciados, fazendo-os acreditar que estavam em "um relacionamento amoroso sério", informou em um comunicado a unidade policial de elite sul-africana, os Hawks.

Eles inventavam histórias comoventes para as vítimas e depois as intimidavam ou repreendiam. Quando embolsavam o dinheiro, desapareciam.

Aparentemente os suspeitos estão vinculados a uma quadrinha com raízes fora da África do Sul. Também são acusados de enviar mensagens fraudulentas e de lavagem de dinheiro.

sch/cld/fio/erl/eg/mvv


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895