41ª edição da Califórnia da Canção Nativa acontece em dezembro
capa

41ª edição da Califórnia da Canção Nativa acontece em dezembro

Evento acontecerá em 3 noites, e grande final ocorre no dia 7

Por
Fred Marcovici

publicidade

O CTG Sinuelo do Pago, entidade mantenedora da Califórnia da Canção Nativa do RS, confirmou nesta noite a realização da 41ª edição do evento tradicionalista pioneiro no RS. O coordenador do evento, Ivoné Emílio Colpo explica que a Califórnia 2019 será desenvolvida em apenas três noites (duas classificatórias), sendo uma delas voltada para músicas de compositores locais e na outra às composições regionais. A grande final, com 12 composições (quatro locais e oito regionais) acontece no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, em 7 de dezembro.

Para a edição deste ano, só poderão concorrer composições inéditas. As inscrições serão feitas entre 21 de outubro e 22 de novembro, por meio do e-mail cdacancaonativa@gmail.com. A comissão julgadora composta por cinco integrantes realizará a triagem. 

Uma das novidades do festival deste ano será a exigência, que consta no regulamento, de que cada um dos classificados, após a apresentação da música concorrente, deverá, obrigatoriamente, apresentar mais uma música, inserida no contexto da Califórnia, em substituição ao espetáculo dos intervalos do evento. 

Na final, os jurados  classificarão as três melhores canções, que receberão os troféus: Calhandra de Ouro, Calhandra de Prata e Calhandra de Bronze. A detentora da Calhandra de Ouro será reconhecida como campeã da Califórnia. Com isso, a partir deste ano, não haverá mais a seleção de vencedoras das linhas de manifestação rio-grandense, campeira e livre.

Ainda durante cada noite da Califórnia, serão apresentados os vencedores das últimas edições da Califórnia Petiça Internacional como forma de incentivo aos jovens talentos do nativismo gaúcho. A 41ª Califórnia é uma realização do CTG Sinuelo do Pago, com o apoio da Prefeitura Municipal de Uruguaiana.