A blogueira que ensina a se desapegar

A blogueira que ensina a se desapegar

A best-seller mineira Isabela Freitas tem centenas de milhares de seguidores nas redes sociais

Luiz Gonzaga Lopes

O primeiro livro de Isabela está entre os mais vendidos de fevereiro

publicidade

Com 24 anos de idade (8 de dezembro de 1990), a mineira de Juiz de Fora, Isabela Freitas, é mais um destes fenômenos de internet. Ela mantém um blog desde 2011 no qual distribui recomendações para corações apaixonados e partidos, totalizando mais de 60 milhões de visualizações até o final de 2014, sendo incorporado ao portal da MTV.

Em 2014, a editora Intrínseca lançou o seu primeiro livro, "Não se apega, não", em que Isabela narra os percalços de sua personagem e alter ego para superar o fim de um namoro e descobrir sua própria identidade. Uma das principais características do livro são as "20 Regras do Desapego", como "Quem é inteiro não precisa procurar pela sua metade" ou "Fugir das coisas não me livra delas. Só agenda o sofrimento mais para a frente".

Para ela, essas regras significam o desprendimento de sentimentos negativos, de tudo o que faz mal. O livro foi o sexto mais vendido do Brasil na lista da Publish News de fevereiro (são mais de 230 mil livros vendidos até o mês passado) e está sendo comercializado ao assinante do CP com 20% de desconto, com informações pelo fone 3216-1600, pelo site ou e-mail atendimento@correiodopovo.com.br.

No livro, a personagem Isabela decide terminar um namoro de dois anos com Gustavo. Por trás da aparência de casal perfeito, havia uma menina infeliz com o relacionamento com um rapaz egoísta e imaturo. Para ela, o rompimento e a consequente solteirice significaria o início de uma jornada em busca do autoconhecimento.

A trajetória de Isabela é singular. Começou a juntar seguidores em um personagem irônico no Twitter baseado em uma das protagonistas da série de TV "Gossip Girl". Antes de criar o blog, ela já possuía 25 mil seguidores em seu perfil pessoal, que a seguiam por conta de seus conselhos sobre relacionamentos em 140 caracteres.

Ela criou o blog porque seus fãs pediam textos mais longos e diziam que gostariam de dividir suas histórias com ela. Atualmente, Isabela tem mais de 183 mil seguidores no Twitter e mais de 332 mil curtidas no Facebook. Estudante de Direito, ela diz que pretende cursar Jornalismo um dia.  Nesta entrevista, ela fala dos motivos de ter virado uma best-seller, do desapego, dos homens e adianta que está para lançar o segundo livro "Não se iluda, não".

CP - Qual você acha que foi o principal motivo de você ter virado uma best-seller?
Isabela Freitas - Acho que o motivo pelo qual alguns livros viram best sellers é: trazer algo novo para o público. Você traz personagens comuns, vivendo coisas comuns, mas de uma forma diferente, que cative. Nunca imaginei que iria alcançar tal posto, nunca mesmo. Mas fico feliz por ter conquistado o público da mesma forma que sempre fui conquistada com os livros que lia.

CP - O que você acha mais importante destacar em relação ao desapego?
Isabela - Que não é bem “criar regras”. Não existem mandamentos que você possa seguir à risca, e que irão trazer felicidade para a sua vida. O importante é se conscientizar das coisas ruins que você insiste em manter. Conscientizou? Agora você precisa entender que o desapego é necessário para que você progrida. Desapego não é desamor, não é jogar fora todo e qualquer sentimento que você possuir, e sim aqueles que te fazem mal.

CP - Uma das características interessantes dos seus textos e da sua postura na internet é tentar entender os homens, como é o caso do Banheiro Masculino. Você já consegue entendê-los? Defina o homem ideal para você.
Isabela - Claro que não. Entender as pessoas em si é um trabalho quase impossível. Sei reconhecer alguns sinais, aquela coisa que eu penso: “Opa, já vi isso antes”. O homem ideal é um homem que saiba valorizar a mulher que tem ao seu lado. Isso basta, todo o resto é um complemento.

CP - Fora os livros sobre relacionamentos, o que você gosta de ler, quais autores e temas?
Isabela - Gosto de ler de tudo. De literatura fantástica (Harry Potter) a livros da rainha do crime (Agatha Christie) e, claro, sem esquecer dos infanto juvenis que tanto me encantam até hoje (Meg Cabot). Eu leio até panfleto de propaganda.

CP - O que você acha desta fúria, esta polarização, rinha de galos que viraram as redes sociais, com discussões ásperas sobre política, religião, futebol e gostos em geral?
Isabela - Acho que estamos perdendo tempo tentando convencer o outro daquilo que ele não quer saber. Você não vai mudar a opinião de ninguém discutindo e batendo boca nas redes sociais. Deveríamos usar o poder dessa tecnologia para espalhar o bem. Me mantenho afastada dessas discussões. O meu lance é assistir vídeos fofos de gatinhos e compartilhar notícias que enchem o coração de alegria.

CP - Já tens um novo livro no forno? Conta para a gente.
Isabela - Já acabei de escrever o segundo livro, que vai se chamar “Não se iluda, não” e será a continuação de “Não se apega, não”. Espero que gostem!

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895