'A Primeira Morte de Joana' estreia no Festival do Cinema de Gramado

'A Primeira Morte de Joana' estreia no Festival do Cinema de Gramado

O longa-metragem da cineasta gaúcha Cristiane Oliveira aborda a adolescência; o programa da noite começa 21h30min

‘A Primeira Morte de Joana’ concorre na categoria de longas brasileiros

publicidade

Na categoria de longas-metragens brasileiros, hoje é a estreia de “A Primeira Morte de Joana”. Este é o novo filme da cineasta gaúcha Cristiane Oliveira, radicada em São Paulo. A diretora, que já foi elogiada por filmes anteriores como “Mulher do Pai” (2017), traz agora um olhar sobre a adolescência. Este título, que teve sua première mundial no 51º International Film Festival of India, em janeiro deste ano, tem como protagonista Joana (Letícia Kacperski), uma adolescente cuja vida começa a se transformar a partir da morte de sua tia-avó, de quem ela era muito próxima. Isso acaba refletindo também na relação com sua melhor amiga, Carolina (Isabela Bressane). “Gosto de reconstruir o roteiro com os atores. Escalar atrizes que tivessem as idades das personagens me permitiu adequar as falas e as situações com aquilo que elas estavam vivendo de fato naquele momento”, explica Cristiane sobre o processo de seleção de Letícia e Isabela para o filme, que foi o primeiro trabalho com cinema para ambas.
Além de impressionada com a morte em si, Joana também começa a questionar uma história que corre na família: sua tia nunca namorou alguém, nunca se apaixonou. Em sua investigação, Joana parece querer descobrir o segredo da tia para entender o que ocorre com ela mesma.
A programação da noite começa com a exibição de dois curtas-metragens nacionais. Hoje serão “Eu não sou um Robô”, de Gabriela Lamas (RS), e “Per Capita”, de Lia Leticia (PE). O longa estrangeiro é “Gran Avenida”, de Moises Sepulveda (Chile). Na narrativa, os destinos de três vizinhos se cruzam de forma inusitada. A transmissão começa às 21h30min, na grade do Canal Brasil.
Quem preferir assistir à Mostra Gaúcha de Curtas-Metragens, que concorre ao Prêmio Assembleia Legislativa, pode assistir na TVE, 22h30min.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895