Academia de Cinema de Hollywood premiará David Lynch e Geena Davis

Academia de Cinema de Hollywood premiará David Lynch e Geena Davis

Cerimônia também homenageará o ator Wes Studi e a diretora Lina Wertmüller

AFP

David Lynch e Geena Davis vão receber Oscar honorário em outubro

publicidade

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entregará um Oscar honorário em outubro aos diretores David Lynch e Lina Wertmüller, e aos atores Geena Davis e Wes Studi, anunciou a entidade em um comunicado publicado nessa segunda-feira. 

David Lynch, diretor de filmes como "O Homem Elefante", "Veludo Azul" e "Cidade dos Sonhos", receberá um Oscar honorário na cerimônia do Governors Awards, após ter sido indicado várias vezes ao Oscar sem ter ganhado nenhuma estatueta. 

Geena Davis, vencedora do Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por "Turista por Acidente" em 1988, "é uma ativista apaixonada em favor da igualdade de sexos".

A atriz fundou um instituto destinado a combater a desigualdade e os estereótipos que as mulheres sofrem no cinema e na televisão, lembrou a Academia em seu comunicado. David também criou o festival de cinema de Bentonville para promover uma maior diversidade na indústria do entretenimento. 

A estrela de "Thelma&Louise" receberá em 27 de outubro o Prêmio Humanitário Jean Hersholt, um Oscar atribuído pela Academia em reconhecimento a um indivíduo "cuja ação humanitária honrou a indústria do cinema". No Instagram, o seu instituto parabenizou a atriz pela homenagem. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Congrats Geena! ⠀ ⠀ Geena will be awarded the Jean Hersholt Humanitarian Award at the Academy’s 11th annual Governors Awards on Oct. 27.⠀ ⠀ These Governors Awards given by the Academy each year recognize individuals who have devoted themselves to a lifetime of artistic accomplishment and brought outstanding contributions to our industry, and beyond.⠀ ⠀ We are so proud of Geena and all she does to move us forward for gender equality.⠀ ⠀ Read the article of her achievement in our link in bio. ⠀ https://variety.com/2019/film/news/governors-awards-geena-davis-david-lynch-wes-studi-lina-wertmuller-get-top-prizes-1203231512/⠀

Uma publicação compartilhada por Geena Davis Institute (@gdigm) em

Outros homenageados 

Wes Studi, um americano de origem cherokee, também receberá um Oscar honorário em outubro, algo inédito para um ator ameríndio. "Sinto-me muito lisonjeado", tuitou o intérprete de "Dança com Lobos", "O Último dos Moicanos", "Fogo contra Fogo" e "Avatar".

Studi, de 71 anos, "dedicou muito tempo à política e à militância a favor dos ameríndios" após ter se alistado no exército para lutar durante a guerra do Vietnã, indicou a Academia. 

Lina Wertmüller, de 92 anos, foi a primeira mulher indicada a um Oscar de "melhor diretor" pelo filme "Pasqualino Sete Belezas", em 1976. Famosa por suas sátiras da sociedade e dos costumes italianos, a cineasta, que foi assistente de Federico Fellini em "Oito e Meio", dirigiu também filmes como "Amor e Anarquia". 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895