Alunos realizam oficinas de libras no Correio do Povo
capa

Alunos realizam oficinas de libras no Correio do Povo

Atividade faz parte de programação cultural do CP durante a Feira do Livro de Porto Alegre

Por
Correio do Povo

Estudantes produzem vídeos que ensinam libras de forma lúdica

publicidade

Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bilíngue para Surdos Vitória realizaram, nesta sexta-feira, uma oficina de libras para o público presente no Espaço Cultural do Correio do Povo. Os alunos do colégio de Canoas mostraram como comunicar-se através dos sinais para palavras básicas de saudação, dias das semana e meses do ano.

A proposta é incentivar que a comunidade busque capacitação para se comunicar com os surdos. "Essas oportunidades de apresentação de teatro e oficinas de libras oportunizam autoestima e inclusão", destaca a supervisora da instituição de ensino, Naiara Rodrigues Silveira Lacerda.

As famílias, em geral, não entendem a língua de sinais, portanto, os alunos começaram a produzir semanalmente vídeos para publicar nas redes sociais. É possível acompanhar a produção dos estudantes na página do Facebook da escola. "O projeto começou justamente para alcançar as famílias. Assim, ao colocar nas redes sociais, toda a família é alcançada e a comunidade. Em geral, pais, irmãos, tios têm dificuldade porque não dominam a língua. O mais comum é se comunicarem através de gestos e sinais combinados, e eles acabam nos procurando para solicitar auxílio", ressalta a professora de Libras, Patrícia Cunha.

Último dia de atividades 

À tarde, a partir das 14h30min, acontece a Oficina da Hora do Conto, com Erica Mylius e contadoras de histórias da Cataventus. E fechando o dia, o jornalista Chico Izidro apresenta, a partir das 17h, o Programa Musical do Correio do Povo. Hoje a banda Eletroacordes, que lança o EP “O Que me Resta!?!”, é a convidada. Os integrantes falarão sobre a história do grupo, apresentações, trabalhos e farão pocket show. 

O grupo tem dez anos de estrada. Seu som é uma mescla de blues, jazz, pop rock psicodélico e anos 70. Na formação, Luis Tissot (guitarra), Rodrigo Vizzotto (vocal/violão), Mateus Melo (bateria) e Marcelo Bacci (baixo). O Programa Musical é transmitido ao vivo pelo Facebook, Twitter e YouTube do CP.