Arquiteta brasileira vai projetar nova estação de metrô em Paris

Arquiteta brasileira vai projetar nova estação de metrô em Paris

O grande diferencial da carioca Elizabeth de Portzamparc foi oferecer presença da natureza

AE

Projeto da brasileira é marcado pela visibilidade e presença da natureza

publicidade

A arquiteta brasileira Elizabeth de Portzamparc venceu, neste mês, o concurso internacional para criar a nova estação de metrô Le Bourget, em Paris. Competindo com nomes gigantes como Norman Foster, a carioca foi escolhida para desenvolver o projeto da obra, orçada em 86 milhões de euros e com cerca de sete mil metros quadrados de construção. O grande diferencial de seu trabalho foi oferecer ampla visibilidade e presença da natureza.

A estação integrará metrôs automáticos e trens, e é parte do novo traçado urbano da capital francesa, que cria bairros e moderniza a rede de transportes existentes. A proposta é que todo o sistema metroviário da cidade seja renovado em 15 anos, somando 205 quilômetros de linhas e 17 novas estações.

Le Bourget também é a sede do mais antigo aeroporto de Paris e, por isso, o local irá abrigar o Musée de l’Air et de l’Espace, que conta a história da aviação no país. Conforme Elizabeth, esse fato faz com que a estação evoque uma sensação de voo, como se o edifício flutuasse, garantindo muita funcionalidade ao projeto.

publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895