Artista plástica Fani Bracher participa de bate-papo online

Artista plástica Fani Bracher participa de bate-papo online

Pintora mineira conversa ao vivo sobre sua vida e obra com o poeta e tradutor Ronald Polito

Correio do Povo

Fani Bracher participa de bate-papo sobre a sua trajetória artística, às 20h

publicidade

Dando continuidade à programação online do projeto Ateliê Casa Bracher, a artista plástica mineira Fani Bracher participa hoje de um bate-papo sobre a sua trajetória artística, conduzido pelo poeta e tradutor Ronald Polito. Em atividade desde 1973, Fani é inquieta e sua arte múltipla se revela em pinturas a óleo, chitas e estandartes, bordados, santuários e assemblages – colagens com objetos e materiais tridimensionais criados com restos de tubos de tinta, madeiras e garrafas. A conversa ao vivo será transmitida pelo YouTube e Instagram do Ateliê Casa Bracher a partir das 20h. 

Convidado para conduzir o bate-papo, Ronald Polito conhece o trabalho da artista há muitos anos, tendo feito os textos de um dos catálogos da artista e um texto-poema para uma mostra em Belo Horizonte. O início da carreira de Fani foi com a pintura, nos anos 1970, em Ouro Preto, onde reside e trabalha há 50 anos ao lado do companheiro de vida, o pintor Carlos Bracher. Natural de Coronel Pacheco, ela passou a infância cercada por paisagens rurais. A vivência com a terra marcou muito a artista, mas só mais tarde virou tema de suas pinturas. “Desde pequena, lembro de passar horas deitada olhando as nuvens. Elas fazem parte da minha pintura, quase todos os meus quadros têm nuvens. Sempre via muitos formatos nelas”, conta a artista.

Parte das obras de Fani Bracher pode ser vista no tour virtual do projeto Ateliê Casa Bracher, no qual, desde dezembro, mais de 150 obras da coleção pessoal do casal de artistas Carlos e Fani Bracher estão disponíveis online. O acervo fica anexo ao casarão onde ambos residem. No segundo andar e no subsolo, localizam-se as obras de Fani Bracher, das quais 85 delas estão no tour virtual. São óleos, objetos, mobiliário, panos, bordados, colchas, desenhos, figurinos de teatro, além de suas fases temáticas: “Paisagens”, “Mineração”, “Flores”, “Ossos”, “Pedras”, “Setas” e a série mais recente, “De Pigmentos e Pedras”.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 29 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895