Artistas levam alegria do circo para escolas indígenas de Santa Maria

Artistas levam alegria do circo para escolas indígenas de Santa Maria

Grupo visitou aldeias Guarani e Kaingang, dentro da programação do 5º Santa Maria Sesc Circo

Correio do Povo

Grupo visitou aldeias Guarani e Kaingang, dentro da programação do 5º Santa Maria Sesc Circo

publicidade

Pela primeira vez, duas escolas indígenas de Santa Maria receberam uma apresentação cultural. A 5ª edição do Santa Maria Sesc Circo levou o espetáculo 2 Lunáticos, da Cia. Re Tri Circo, para as aldeias Guarani e Kaingang, nos dias 27 e 28 de novembro, respectivamente. Os rostos desconfiados e curiosos no momento da chegada dos artistas deram espaço à surpresa, à diversão, aos sorrisos e ao brilho nos olhos.

Com números de malabarismo, acrobacias, contorção, palhaçaria e muita interação, Francieli Bergmann e Pablo Perez apresentaram a arte circense para as crianças. De acordo com a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Indígena Augusto Ope da Silva, Isabel Baggio, toda a Aldeia Kaingang se sentiu valorizada com a iniciativa. “Eles amaram, foi muito importante para a autoestima da comunidade, que tem passado por muitas mudanças e luta. Eles têm apenas o básico para sobreviver e o acesso à arte ainda é muito difícil”, conta ela ao ressaltar que a luz elétrica chegou na Escola apenas em setembro, visto que a aldeia precisou mudar de local recentemente.

Da mesma forma, a diretora da EEEF Indígena Yvyra´Já Tenonde Vera Miri, na Aldeia Guarani, Sheila Ruwer, disse que há tempos tentava levar para dentro da Escola uma apresentação artística. “Eu sempre quis proporcionar esse momento de cultura e essa foi a primeira vez que aconteceu”. O Santa Maria Sesc Circo está na sua 5ª edição e tem como propósito cuidar, emocionar e fazer as pessoas felizes e, com essa iniciativa, explora a capacidade de integração por meio da arte. O festival segue até domingo, dia 1º de dezembro, com espetáculos gratuitos na lona montada na Gare da Estação Férrea, no Calçadão Salvador Isaia e no Hospital Universitário de Santa Maria. 

O Santa Maria Sesc Circo preconiza os fazeres circenses contemporâneos, a valorização de talentos locais, bem como a integração com grupos do Estado e do País, valorizando os aspectos sociais, econômicos e culturais que circundam a arte do circo. O evento vem se consolidando como um grande encontro dos fazeres do circo, proporcionando momentos de bate-papo entre artistas e incentivo à produção, e representa a essência do Sesc/RS no sentido da promoção do bem-estar das comunidades com momentos de lazer, cultura e entretenimento. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895