As bienais do livro do Rio de Janeiro e de São Paulo

As bienais do livro do Rio de Janeiro e de São Paulo

Um evento promove ações virtuais e o outro resolveu cancelar a edição de 2020

Arte & Agenda

Bienal Internacional do Livro Rio busca aproximar o púbico de autores e personalidades com o seu Café Literário

publicidade

Bienal Internacional do Livro Rio vai permanecer viva e constante no ambiente digital, trazendo uma nova forma de aproximar o púbico de autores e personalidades. Os tradicionais debates, encontros e palestras do Café Literário vão transbordar para a internet, com uma versão on-line.

O projeto de transformar a Bienal em um hub de conteúdo sobre cultura, sociedade e mercado literário começou com o Canal Bienal - uma plataforma dentro do site do evento (www.bienaldolivro.com.br), onde o público pode assistir na íntegra todos os painéis da última edição. No entanto, o novo formato vinha sendo desenhado há 1 ano e ganhou mais força devido ao momento atual.

Café Digital

O primeiro "produto" da Bienal adaptado para o ambiente digital foi o Café Literário - que recebe as discussões mais densas e aprofundadas sobre temas de impacto no mundo contemporâneo. Rebatizado de Café Digital, o espaço foi lançado no último dia 10 de junho, com o jornalista e mestre em Relações Internacionais, Guga Chacra, que conversou sobre Fake News com a curadora da Bienal Letícia Pires, escritora, realizadora audiovisual e mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade.

"O Café Digital receberá autores e personalidades para bater um papo sobre temas relevantes para a sociedade, em que o livro é o fio condutor. O convidado vai conduzir a conversa de forma bem leve. Nos inspiramos em programas norte-americanos, como o Seinfeld, onde o convidado é chamado para dar uma volta de carro, tomar um café e bater papo", conta Bruno Henrique, gerente de marketing e conteúdo da Bienal do Livro Rio.

Programação

As próximas atrações do Café Digital, transmitido ao vivo pelo perfil da Bienal do Livro Rio no Instagram, são o ator, apresentador, dublador, cineasta e escritor de literatura infantil Lázaro Ramos, dia 26 de junho no mesmo horário. Emicida e Gabriela Priori estarão na programação de julho. A transmissão pelo Instagram da Bienal: http://www.instagram.com/bienaldolivro. 

 

Bienal Internacional do Livro de São Paulo 

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Reed Exhibitions, responsáveis pela realização e organização da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, comunicaram que adiarão a realização do evento para 2022. "A medida visa garantir a saúde e segurança dos visitantes, autores, expositores, parceiros e colaboradores. Esta é a principal preocupação diante da crise", diz a nota. Na última edição, a Bienal recebeu mais de 600 mil visitantes.

A íntegra da nota enviada pela CBL e pela Reed Exhibitions

A Câmara Brasileira do Livro e a Reed Exhibitions, responsáveis pela realização e organização da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, comunicam o adiamento do evento para 2022 diante da pandemia de COVID-19 e dos seus impactos. A medida visa garantir a saúde e segurança dos visitantes, autores, expositores, parceiros e colaboradores. Esta é a principal preocupação diante da crise.

A organização da Bienal Internacional do Livro de São Paulo manterá o público informado sobre todas as novidades do evento. A Bienal do Livro recebe mais de 600 mil visitantes a cada edição e é o principal acontecimento literário no Brasil. Em respeito a este público, vamos trabalhar para realizar uma edição ainda melhor e que atenda plenamente à expectativa dos leitores de todo o país.

 

Festa Literária Internacional de Paraty

Outro evento que sofreu alteração com a pandemia do novo coronavírus foi a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). A programação prevista para acontecer entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, foi suspensa e deverá ser retomada em novembro, mas ainda não foram divulgados os dias exatos.

 

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quinta-feira, dia 28 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895