Autista busca transformar a vida de pessoas por meio da arte

Autista busca transformar a vida de pessoas por meio da arte

Artista paulista Lucas Ksenhuk, diagnosticado com autismo desde a infância, sempre buscou a arte como uma forma de reconhecimento e independência para a sua vida

Correio do Povo

Obras de Lucas tem chamado a atenção não somente no Brasil, como EUA e Canada. Sua trajetória artística foi registrada no livro “Uma história real em traços coloridos”, publicado no ano passado.

publicidade

Ainda na infância, Lucas Ksenhuk já desenhava e desenvolvia sua técnica artística de listras coloridas. Diagnosticado com autismo, ele sempre encarou a sua arte como um trabalho que podia transformar a vida de outras pessoas e trazer independência e reconhecimento para a sua jornada pessoal. Aos 11 anos, produziu uma coleção com 30 cadernos de desenhos e seus pais o incentivaram a transferir sua arte do papel para as telas. “Nelas, reconheci no meu trabalho uma chance de ir mais longe e, assim, fiz minha primeira exposição com 30 quadros, todos vendidos em poucas horas”, explica Lucas.

Hoje, as obras do artista têm chamado a atenção de muitas pessoas, não somente no Brasil, mas também nos Estados Unidos e no Canadá. “As obras produzidas por Lucas são notoriamente intensas e, por isso, apenas com um olhar conseguimos identificar o seu principal objetivo por meio da arte, que é transmitir vida e alegria para as outras pessoas. São, justamente, esses fatores que fazem com que ele consiga alcançar a tantos com a sua arte ao redor do mundo”, conta Marisa Melo, curadora artística e fundadora da UP Time Art Gallery, galeria de arte itinerante na qual Ksenhuk faz parte.

Além de influenciar as pessoas com sua arte, Lucas tomou a decisão de registrar toda a sua história artística em um livro para crianças e adolescentes, publicado em 2020 e intitulado “Uma história real em traços coloridos”. As páginas contam com textos leves, onde o pintor expõe a sua história, com imagens de suas obras de arte. Destacam-se ainda os prefácios assinados por Kobra, artista de rua que se tornou um dos mais reconhecidos muralistas da atualidade, e Cris Campana, consagrada artista plástica, que coleciona em sua carreira experiências com escultura, pintura, pesquisa e fotografia.

O pintor promissor leva consigo o sonho de seguir o caminho artístico e continuar mostrando suas artes ao mundo, com o objetivo de reviver a cada pintura e se autoconhecer. “A arte pode ter uma influência muito profunda e única na vida de qualquer pessoa. Ela pode fazer renascer emoções que estavam escondidas, pode mexer com áreas dentro de você que, se não fosse por ela, jamais seriam tocadas", finaliza o artista. Quem quiser conhecer um pouco de sua produção, pode acessar: www.uptimegallery.com/lucasksenhuk

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta deste sábado, dia 5 de outubro de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895