Bares e casas de hospedagem ganham decorações inspiradas na cultura pop em Porto Alegre

Bares e casas de hospedagem ganham decorações inspiradas na cultura pop em Porto Alegre

Séries e filmes têm servido de inspiração na hora de decorar os estabelecimentos

Lou Cardoso

Apê da Mônica recriou o cenário principal de "Friends"

publicidade

A cultura pop vem conquistando cada vez mais espaços decorativos. Em Porto Alegre, pode-se dizer que a paixão por um filme ou por uma série transformou estabelecimentos, como bares e até mesmo casas de hospedagem, em cenários inspirados pelos personagens da ficção. No bairro Cidade Baixa, há pelo menos três pontos dedicados a promover experiências que remetem a produções de TV e  cinematográficas.

O Caldeirão Furado Café & Pub já era frequentado pelos fãs de "Harry Potter" quando funcionava sob o nome de Sala Precisa. Agora, sob a nova direção dos sócios Leonardo Vasconcellos Severo e Thales Luppo de Souza, desde do final de 2021, o lugar mantém vivo o legado do bruxo, além de proporcionar uma vivência mágica para os clientes.

"Pensamos em ter um ambiente acolhedor para todos, até para quem não é familiarizado com a saga. A pessoa pode se sentir em um pub londrino, mas quem conhece os filmes vai olhar e pensar 'aquele é o vaso de tal cena'. Tudo remete a alguma coisa. Vai se autorrenovando", explicou Vasconcellos.

Foto: Caldeirão Furado Café & Pub / Divulgação 

Segundo Leonardo, tanto ele quanto o marido Thales, são fãs da saga do bruxo, então não pensaram duas vezes quando viram que os antigos donos da Sala Precisa estavam colocando o local à venda. Quando assumiram, eles ampliaram o espaço, mas sem perder o tema. Para ele, até mesmo a ida ao banheiro tem que ser especial. "Quem não gosta de mágica? A mágica inspira a mudar a nossa realidade", contou sobre a inspiração para redecoração da cafeteria. "A pessoa que for tem que ir para brincar, sair da realidade", destacou.

"O melhor café que tomei na minha vida"

Outro lugar que se inspirou recentemente na ficção foi o Mr. White Coffe House, inspirado na série "Breaking Bad". Também criado por um casal, o lugar ganhou vida após Bruno Faria de Souza e a esposa, Maria Helena Lopes, desejarem abrir uma cafeteria em Porto Alegre diferente dos habituais, mas não sabiam qual seria o tema. A ideia nasceu após a dupla assistir a um episódio do programa e, durante uma cena, o protagonista Walter White dizer: "Foi o melhor café que já tomei na minha vida". "Tínhamos até desistido, mas depois dessa cena, era isso que a gente precisava", disse Bruno.

Foto: Roberto Valle / Divulgação 

De acordo com Souza, a cafeteria é dedicada tanto aos fãs de "Breaking Bad" quanto aos que nunca assistiram ao programa. Diferente de outras cafeterias, o Mr. White Coffe House utiliza elementos decorativos que também remetem a um laboratório de ciência, cenário importante para a série. "Optamos por trabalhar com tijolo sem reboco, que é para dar este contraste com a questão da Química da série, e ter a ideia de um laboratório, ao mesmo tempo que seja um ambiente aconchegante que te deixe à vontade", disse o proprietário.

Ele conta que o lugar tem recebido muitas pessoas que trabalham em áreas científicas como da Biomedicina, Farmácia, entre outros, que estão habituadas ao ambiente. "Tem cliente que parece uma criança, que gosta de manusear a vidraçaria, de montar a sua bebida", disse.

Existindo e resistindo em Porto Alegre

Prestes a completar cinco anos, existindo e resistindo em Porto Alegre, o Workroom é um bar inspirado no reality show "RuPaul's Drag Race", criado, literalmente, após uma conversa de bar do proprietário Rodrigo Krás Borges. Segundo ele, a Capital já possuía uma cena drag forte, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro, e por isso, merecia um estabelecimento que pudesse prestigiar ainda mais a arte.

"Por que não um bar inspirado no programa com drag queens se apresentando, onde pessoas também pudessem subir no palco e fazer lip sync (ato de dublagem de músicas)?", se questionou na época.

Foto: Carter Fotografia / Divulgação 

Para o projeto, que contou com o apoio de muitas pessoas, Rodrigo relata que a decoração foi inspirada no cenário principal do reality show onde as participantes passam a maior parte do tempo, mesclado com quadros de arte pop, de filmes que também falam do tema, tons de rosa e neon, que remetesse à modernidade. "A maioria dos clientes comenta que parece que estão dentro do programa. Era o que a gente queria", comemorou. Rodrigo conta que o Workroom já possui uma marca consolidada em Porto Alegre que, ao lado de bares mais antigos como Venezianos e o Vitraux, é um dos pontos de maior prestígio para a comunidade LGBTQI+.

O proprietário do bar também comemora o fato de já ter recebido algumas drag queens participantes do reality show, que estavam de passagem em turnê pela cidade, assim como o fato do próprio apresentador RuPaul saber da existência do Workroom em Porto Alegre. "É muito gratificante", exalta.

Na casa de Harry Potter 

Além de bares, Porto Alegre também conta com duas casas de hospedagens no Airbnb, com temáticas da cultura pop. A publicitária Larissa Philomena já era conhecida por ser fã de "Harry Potter" por conta do seu canal no Youtube dedicado ao bruxinho. Hoje em dia, ela comemora poder trabalhar com algo que ama após ter a ideia de reformar uma antiga casa da família com referências da saga. "Me joguei na casa e fui fazendo eu mesma, com ajuda de amigos, familiares e parcerias", relembrou.

Foto: Larissa Philomena / Divulgação 

O local batizado de Casa da Bruxa Philomena começou a receber hóspedes durante o período da pandemia em que, por conta das restrições do isolamento social, era uma alternativa para quem queria fazer um passeio diferente em Porto Alegre.

"Às vezes o pessoal vem fazer festa do pijama, comemorar aniversário, pedido de namoro. Está sendo bem legal", disse. "É uma proposta diferente. Não tem nada que não seja "Harry Potter". Uni a minha coleção de anos com as coisas que comprei especialmente para a casa", completou.

Quando os "Amigos" salvam 

Além de "Harry Potter", outra produção que reúne uma grande quantidade de fãs também tem pouso em Porto Alegre. O Apê da Mônica, outra residência de hospedagem, recriou, literalmente, detalhe por detalhe do apartamento da personagem Mônica, da série "Friends". A publicitária Giovanna Berti Previdi, claramente fã do programa, elaborou uma proposta para os pais de aproveitar uma casa no litoral gaúcho para redecorar com a temática com o propósito de atrair hóspedes. No entanto, entre a pandemia e problemas de saúde na família, o projeto acabou ficando de lado por um tempo.

Mas o Apê da Mônica foi retomado após Giovanna visitar um apartamento com o namorado em Porto Alegre e decretar que o espaço era perfeito para o seu projeto. "Era um sinal. Ele fica no 5º andar, só tem dois apês por andar, não tem elevador, tudo como era na série", explicou. Após o falecimento do pai, ela decidiu abraçar o projeto de reformar o apartamento como uma maneira de sair do luto. “Sempre digo que Friends me ajudou em um dos períodos mais difíceis da minha vida", disse.

Foto: Giovanna Berti Previdi / Divulgação 

Ao lado da mãe, do irmão e do namorado, Giovanna elaborou uma planilha de organização que, entre as tarefas, eram assistir todas as 10 temporadas de Friends e ir anotando tudo o que precisava para decorar o apartamento. "Assisti como nunca tinha feito antes e ia anotando os mínimos detalhes", explicou. Segundo a publicitária, o processo de decoração foi intenso por ter que ir atrás de objetos, significado de mensagens, pesquisa de fornecedores, e até mesmo reaproveitando móveis que a família já tinha. "A experiência está sendo prazerosa com as hospedagens. A Mônica, na série, amava receber pessoas, ser a anfitriã. E é isso que a gente quer", explicou.

Assim como a Casa da Bruxa Philomena, o Apê da Mônica também virou referência de local para fazer um rolê diferente em Porto Alegre. "Tem gente que está dando hospedagem de presente. É um lugar para construir histórias memoráveis, com potencial para ser um cenário para criarem suas próprias lembranças", concluiu Giovana.


Mais Lidas


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895