Bate-papo sobre cultura cinematográfica com o crítico argentino Roger Koza

Bate-papo sobre cultura cinematográfica com o crítico argentino Roger Koza

A atividade on-line neste sábado marca os 10 anos da Abraccine

O argentino Roger Koza é crítico de cinema

publicidade

Fundada em julho de 2011, a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) comemora a data em uma live com o crítico argentino Roger Koza neste sábado, dia 24 de julho, às 17h,  transmitida pelo canal da entidade no YouTube.

O crítico de cinema e programador argentino Roger Koza falará sobre um tema amplo e em plena sintonia com nosso tempo:  "Um cinéfilo não é um consumidor: festivais, streaming e cultura cinematográfica". A mediação será da presidente da Abraccine, Ivonete Pinto e de seu vice-presidente Luiz Joaquim.

A Abraccine possui atualmente 140  filiados em 15 estados brasileiros. Já publicou nove livros, entre eles "100 Melhores Filmes Brasileiros", "100 Melhores Documentários" e "Mulheres Atrás das Câmeras" (finalista no Prêmio Jabuti).

De acordo com a presidente Ivonete Pinto (RS), a entidade tem se empenhado  nesta gestão em dar sequência às publicações, ao podcast mensal sobre cinema, a organização de júris da crítica em festivais de cinema,  a Sessão Abraccine, além de contribuir na formação de novos críticos através de cursos e traduções.

Os cursos promovidos em 2020 e 2021 tiveram como tema o mercado de Hollywood no Brasil, a curadoria, o cinema fantástico e as pioneiras  diretoras de cinema. Segundo a presidente, “são eventos abertos que investem nas ações afirmativas. Todos os cursos reservam vagas gratuitas para a diversidade de raça e gênero”.

O projeto  “Abraccine Traduções” surgiu como uma forma de incentivar a leitura de textos fundamentais para o exercício da atividade da crítica. As traduções, que estão disponíveis no site da associação, trazem textos inéditos em português  de teóricos como André  Bazin, David Bordwell e Teresa Castro.

Roger Koza é crítico de cinema, escreve para o diario La Voz del Interior e Con los ojos abiertos, do qual é editor e que publica na seção “La Internacional Cinéfila”,  uma pesquisa com dezenas de críticos, programadores e cineastas  de vários países sobre os melhores filmes do ano. É programador  dos festivais Viennale, da Áustria,  e Filmfest Hamburgo, da Alemanha. É diretor artístico dos festivais argentinos Doc Buenos Aires e  FICIC - Festival Internacional de Cinema Independente de Cosquin.  Koza mediou master classes com diretores como  Artavazd Peleshian, Carlos Reygadas, Chantal Akerman, Pedro Costa, João Pedro Rodrigues, Sergei Loznitsa, Ali Khamraev e  Angela Schanelec. Publicou ensaios e resenhas em livros e catálogos coletivos traduzidos para o japonês, inglês, português e francês.

 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta quarta-feira, dia 17 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895