Bienal do Mercosul faz última transmissão do seu programa de lives

Bienal do Mercosul faz última transmissão do seu programa de lives

Organização anuncia cancelamento da mostra física e mantém a virtual até 31 de agosto

Correio do Povo

Andrea Giunta é a curadora-geral da Bienal do Mercosul 2020

publicidade

A equipe curatorial da Bienal do Mercosul participa de uma live nesta quinta-feira, 30 de julho, às 19h. Será a última transmissão do Programa de Lives Bienal 12. O bate-papo vai reunir a equipe curatorial desta edição da mostra: a curadora geral Andrea Giunta, as curadoras adjuntas Dorota Biczel e Fabiana Lopes, e o curador do Programa Educativo, Igor Simões. Neste encontro final, a equipe retoma a Bienal e seus processos antes e depois da pandemia, compartilhando com o público os aprendizados desta edição.

Em abril de 2020, como consequência das medidas de prevenção à Covid-19 e diante da impossibilidade de abrir fisicamente a 12ª Bienal do Mercosul, também chamada Bienal 12, foi realizada uma abertura virtual. Dadas as proporções que a pandemia tomou, a organização concluiu que não é possível abrir a versão presencial da mostra. Ativa desde o dia 16 de abril para viabilizar a realização do projeto, a Bienal 12 Online se encerraria no dia 5 de julho, mas, para expandir o alcance das obras e os debates e reflexões que elas suscitam, a plataforma seguirá no ar até dia 31 de agosto.

Com o tema "Feminino(s). Visualidades, ações e afetos", a mostra conta com obras de 70 artistas de 24 países, além de ter promovido uma série de iniciativas complementares e atividades educativas para estimular a interação e reflexão do público a partir da exposição. As atividades públicas da Bienal 12 tiveram início em 2018, com o Seminário Arte, feminismos e emancipação, e prosseguiram em 2019, com a construção da Câmara de Professores, reunindo profissionais de escolas, universidades, institutos federais e espaços de educação nãoformal, como ONGs e museus, sob condução do curador pedagógico da Bienal 12, Igor Simões. 

De outubro a novembro de 2019, aconteceram os cinco encontros do Território Kehinde. Realizados em Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas, os eventos promoveram debates e rodas de conversa com a presença de convidadas e convidados para a construção coletiva de saberes. Entre fevereiro a março de 2020, foram realizados dez Exercícios Coletivos de Dissenso, também sob coordenação do Programa Educativo. Os encontros constituíram a formação de mediadores que atuariam na Bienal 12 e contaram com a presença de diferentes profissionais que compartilharam conhecimentos relacionados às temáticas da Bienal e à mediação em Artes Visuais.
Desde a suspensão da abertura física da mostra, a Bienal Online teve início com a publicação de uma série de depoimentos de artistas, equipe e curadores. Estes depoimentos, que deram primazia à palavra afetos, foram o primeiro registro do isolamento na arte. A exposição foi adaptada a uma plataforma digital com imagens de obras, um jornal com textos escritos pelos artistas, informações sobre suas poéticas e proposições elaboradas pelo Programa Educativo para estimular a reflexão crítica sobre as obras. Serão lançados, ainda, textos do Seminário Cânone XXX, o catálogo de obras e o material educativo que estão em processo de edição. 


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 19 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895