Bill Cosby acha prisão uma "experiência incrível"

Bill Cosby acha prisão uma "experiência incrível"

Porta-voz do ator liberou primeira declaração após sua condenação

Eric Raupp

Ator foi condenado em setembro de 2018

publicidade

Primeira celebridade a ser presa após o movimento "Me Too" por abusar de uma mulher  Andrea Constand, drogada e atacada sexualmente em 2004 –, o ator Bill Cosby afirma que a prisão é uma "experiência incrível". A mensagem foi passada pelo seu porta-voz, Andrew Wyatt, em uma entrevista ao canal NBC na quarta-feira. "Quando o visito, não é nada triste. Ele não está triste, não está com remorso porque não fez nada de errado. O grande volume de pessoas que fazem uma acusação não significa que seja verdade. E o que a América disse é que as mulheres não mentem. As mulheres mentem sim", defendeu.

A esposa, Camille, ainda não o visitou na prisão, "e é exatamente assim que Cosby prefere", disse Wyatt. "Neste momento sou seu único visitante fora seus advogados, e é assim que ele quer. Ela não o visitou porque ele não quer que ela o visite." Em vez disso, o ator fala com a mulher por telefone , em ligações de três minutos, três vezes.

O porta-voz afirmou que o comediante está fazendo o melhor que pode dadas as circunstâncias. Ele comentou que seu representado perdeu peso, acorda às 3h para fazer ginástica, desistiu do café e toma um copo de água antes de cada refeição para reduzir sua ingestão de sal. Ainda acrescentou que Cosby é "mentalmente forte" e há muito tempo se preparava para estar na prisão porque achava que o procurador estava disposto a pegá-lo.

Primeira declaração

Depois da entrevista, Wyatt liberou a primeira declaração do ator desde que foi condenado. "Minhas crenças políticas, minhas ações de tentar humanizar todas as raças, gêneros e religiões me colocaram neste lugar cercado por cercas de arame farpado, uma sala feita de aço e ferro", defendeu o comediante no documento. "É por isso que eu não tenho remorso e nunca terei remorso", disse, afirmando que sua relação sexual de 2004 com Andrea Constand foi consensual.

“Fiz um acordo. Eu resolvi fora do tribunal por US$ 3,8 milhões; renunciei aos meus direitos de 5ª emenda; fui declarado inocente em 2005 pela Commonwealth - nunca cobrado. No entanto, um promotor público de baixo-calão e um juiz corrupto precisavam de mim culpado agora. Não por justiça, mas por suas aspirações políticas. Eles dizem, Sr. Cosby, você deve participar dessas aulas. Por quê? Uma palavra. Aprisionamento!".

O norte-americano de 81 anos também notou que sua cela na SCI Phoenix, uma prisão nos arredores de Filadélfia, onde ele está cumprindo sua sentença, “lembra os bairros de alguns dos Maiores Presos Políticos - Martin Luther King Jr., Mahatma Gandhi, Nelson Mandela e Randal Robinson. e o Dr. Benjamin Chavis. Eu fico em pé como um prisioneiro político e sorrio. A verdade é forte!".

Condenação

Cosby foi condenado em setembro de 2018 a uma pena de três a 10 anos de prisão por um juiz da Pensilvânia e não mostrou nenhuma reação ao ouvir o magistrado, que havia ordenado um pouco antes que ele fosse incluído no registro de predadores sexuais violentos do Estado. Sua defesa poderá apresentar uma solicitação de liberdade condicional quando o ator tiver cumprido ao menos três anos. A demanda será revisada por uma comissão especial.

Após o pronunciamento do juiz, o principal advogado de Cosby indicou que iria recorrer e solicitou que seu cliente pudesse permanecer em liberdade sob fiança até que a apelação seja resolvida. Mas, após se retirar por alguns minutos, o juiz Steven O'Neill rejeitou o pedido e ordenou a detenção do ex-comediante. Antes da sentença, a defesa já havia apresentado um recurso para que Cosby cumprisse sua sentença sob prisão domiciliar. O promotor argumentou que o condenado não era elegível para esta forma de cumprimento da pena. A sentença de 3 a 10 anos é significativamente mais baixa que os 30 anos de reclusão que enfrentava inicialmente.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895