Black Sabbath se despede de Porto Alegre em grande estilo

Black Sabbath se despede de Porto Alegre em grande estilo

Banda mostrou sua “The End Tour” em apresentação cheia de clássicos na Fiergs

Júlia Endress

Banda mostrou sua “The End Tour” em apresentação de uma hora e meia na Fiergs

publicidade

Se esta foi a despedida oficial em Porto Alegre, foi em grande estilo. Ozzy Osbourne, Tony Iommi e Geezer Butler subiram ao palco do estacionamento da Fiergs perto das 21h30min desta segunda-feira, hipnotizando um público de 18 mil pessoas já nos primeiros acordes de "Black Sabbath".

O que se viu a partir de então foi um desfile de clássicos do grupo britânico formado em 1968, cumprindo a promessa da "The End Tour" de eternizar o inconfundível metal da banda. O setlist manteve o padrão dos últimos shows da turnê e priorizou os primeiros discos dos caras, "Black Sabbath" e "Paranoid", ambos de 1970, e "Master of Reality", de 1971.

Nos primeiros minutos, "Fairies Wear Boots" contagiou o mar de camisetas pretas que tomou conta do estacionamento da Fiergs e fez questão de gritar o nome do Ozzy logo no fim da canção. Esbanjando simpatia, ele sorria em retribuição.

Depois vieram "After Forever" e "Into the Void", canções do álbum "Master of Reality". E enquanto o grupo se entregava no palco, o telão ajudava a ditar o ritmo e o clima do espetáculo com muitos efeitos e foco nos detalhes de cada movimento dos músicos, em especial nas mãos de Tony ao executar seus riffs.

Ozzy não poupou interações: brincava com os companheiros de banda e levantava o público a cada vez que sacudia as mãos pedindo “mais”. Após "Snowblind", que foi acompanhada de milhares de palmas, o cantor apresentou formalmente os colegas - dividindo os holofotes e sempre repetindo duas vezes o nome de cada um.

Passando para um dos grandes momentos da noite, o sucesso absoluto “War Pigs” foi cantado como um hino em um coro alucinado. Para coroar todo aquela energia, Ozzy ainda intimou a plateia a repetir com a mesma animação o seu “yeah” e, claro, foi prontamente atendido.

E se "Behind the Wall of Sleep" trouxe um tom mais “calmo”, "N.I.B", outra pedrada, levantou dos mais jovens até os mais antigos fãs que estavam presentes. Já a introdução de "Rat Salad" abriu espaço para o solo do baterista Tommy Clufetos, que está com trio fundador do Black Sabbath desde 2012 e substitui Bill Ward. Por cerca de 10 minutos, ele segurou um ritmo frenético - período em que Ozzy, Tony e Geezer deixaram o palco.

No retorno, os três foram recebidos de forma calorosa pelo público, que ouviu um "i love you" como resposta de Ozzy. Com fôlego recuperado, o grupo emendou a sequência de "Iron Man" e “Dirty Women”, que contou com mais um solo preciso de Tony Iommi. Foi então que o icônico cantor anunciou que a apresentação que abriu esta atual passagem pelo Brasil chegava ao fim - eles ainda tem agenda em Curitiba (quarta), Rio de Janeiro (sexta) e São Paulo (domingo).

A escolhida para fechar a primeira parte do repertório foi “Children of the Grave”, na qual o vocalista percorreu o palco de um canto a outro. E se ele se perdeu no início da letra, também pediu desculpas e reverenciou a plateia ao final. Sem intervalo e antes mesmo que os fãs pedissem o bis, Ozzy puxou o grito de “mais uma” e já começou a grandiosa “Paranoid”, merecidamente responsável pelo grand finale.

Assim, depois de uma hora e trinta e cinco minutos, o Black Sabbath mostrou novamente  - e definitivamente - que não é considerada uma das maiores bandas da história por acaso. Com o telão anunciando o "The End” oficial, ficou difícil ter um sentimento diferente que o de agradecimento: obrigada por tudo até aqui, caras.


Confira o setlist:

1 - "Black Sabbath"
2 - "Fairies Wear Boots"
3 - "After Forever" 
4 - "Into the Void"
5 - "Snowblind"
6 - "War Pigs"
7 - "Behind the Wall of Sleep"
8 - "N.I.B"
9 -  "Hand of Doom"
10 - "Rat Salad"
11 - "Iron Man"
12 - "Dirty Women"
13 - "Children of the Grave"
14 - "Paranoid"

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895