Brasil sai vencedor do 7º Prêmios Platino Xcaret

Brasil sai vencedor do 7º Prêmios Platino Xcaret

Documentário ‘Democracia em Vertigem’, de Petra Costa, e atriz Carol Duarte, de ‘A Vida Invisível’, são destaques da distinção mexicana

Marcos Santuario

Documentário 'Democracia em Vertigem' venceu a sua categoria na premiação que é considerada o Oscar Platino

publicidade

No início da tarde desta segunda-feira, em cerimônia virtual, o Brasil saiu vencedor da sétima edição dos Prêmios Platino Xcaret, com o documentário “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa, e com a atuação de Carol Duarte em “A Vida Invisível”. Petra levou o prêmio de Melhor Documentário, e Carol foi considerada a melhor atriz por sua atuação no elogiado filme dirigido por Karim Aïnouz. Do Brasil concorria, também, a animação do gaúcho Otto Guerra “A Cidade dos Piratas”, que viu vencer “Buñuel en el Laberinto de las Tortugas”, da Espanha. O documentário de Petra Costa venceu as produções espanholas “Ara Malikian, una Vida Entre las Cuerdas”, “El Cuadro” e “Historias de Nuestro de Cine”. Carol Duarte superou as atuações de Belén Cuesta por “A Trincheira Infinita”, Graciela Borges por “El Cuento de las Comadrejas” e Ilse Salas por “Las Niñas Bien”, foi considerada dona da Melhor Intepretação Feminina.

 

Desde 2014 os Prêmios PLATINO Xcaret do Cinema Ibero-americano têm mobilizado o universo da produção audiovisual ibero americana, com o apoio das Academia e Institutos destes países. Com promoção da EGEDA (Entidad de Gestión de Derechos de los Productores Audiovisuales e da Fipca (Federación Iberoamericana de Productores Cinematográficos y Audiovisuales), a premiação já ocupa um lugar no imaginário dos envolvidos nestas produções, como uma espécie de Oscar platino.

 

Como não foi possível celebrar a gala prevista para o dia 3 de maio deste ano, no imponente Teatro Gran Tlachco de Xcaret (na estonteante Riviera Maya), por causa da pandemia do Covid-19, a premiação deste ano foi virtual. Essa foi a maneira que a organização dos prêmios encontrou para manter o reconhecimento ao talento e à indústria do audiovisual ibero-americano, que cresce e ganha notoriedade mundial. O anúncio dos vencedores foi conduzido pelo embaixador dos prêmios, o jornalista da CNN Juan Carlos Arciniegas, e cada prêmio foi anunciado pelos apresentadores escolhidos para esta edição: o ator e humorista mexicano Omar Chaparro e a atriz e cantora colombiana Májida Issa.


publicidade

publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895