Campeãs do Carnaval 2012 desfilam em Porto Alegre

Campeãs do Carnaval 2012 desfilam em Porto Alegre

Seis primeiras colocadas comemoraram na noite de sábado no Porto Seco

Karina Reif / Correio do Povo

Restinga homenageou o vinho na passarela

publicidade

Para comemorar os títulos, as seis primeiras escolas colocadas no Carnaval de Porto Alegre 2012 desfilaram na noite de sábado e madrugada de domingo no Complexo Cultural Porto Seco. A Academia de Samba Praiana (campeã do Grupo A), a Unidos do Guajuviras (campeã do Acesso) e a Tribo os Guaianazes (campeã das tribos) foram algumas das que passaram pela avenida. O evento foi acompanhado por quase 10 mil pessoas, segundo estimativa da Brigada Militar, que não se importaram com a chuva que caiu durante o início das apresentações.

Apesar da pontualidade – com exceção da Estado Maior da Restinga, bicampeã do Carnaval, que entrou na avenida cerca de 20 minutos depois do tempo previsto –, as apresentações foram soltas e descontraídas. Após as tribos, os integrantes da Praiana voltaram ao sambódromo com o samba enredo "Do Paraíso aos Pecados Capitais, Praiana Mostra Sua Ira". Ao final do desfile, o presidente de honra da escola, Miro Leal, disse que a agremiação voltou ao lugar de onde nunca deveria ter saído, se referindo ao retorno para o Grupo Especial.

Por volta das 23h45min, foi a vez da União da Vila do IAPI, que ocupa o 6º lugar no Grupo Especial, levantar o público. A escola mostrou mais uma vez o tema da água com carros alegóricos demonstrando a importância desse recurso natural. Faltavam alguns integrantes, mas o desfile não deixou de ser bonito e luxuoso. “Esse Carnaval foi tranquilo. Só tivemos problemas com a falta de preparo dos jurados”, avaliou o presidente da agremiação, Jorge Sodré.

O horário de verão já havia acabado há 40 minutos, quando os “filhos fiéis” da Unidos de Vila Isabel ganharam espaço no Porto Seco para mostrar o samba enredo que levou a escola para a 5ª posição do Grupo Especial: "Ibia-Amon - minha história, minha raiz". Animados, os foliões cantaram a música sobre a história de Viamão e o presidente da escola, Juarez Gutierrez, agradeceu a prefeitura da cidade que deu apoio.

No intervalo, entre a Vila Isabel e a Imperatriz Dona Leopoldina, o prefeito José Fortunati entrou na avenida para acompanhar o bloco da Secretaria Municipal da Saúde. O secretário da pasta Carlos Henrique Casartelli, também fez parte do grupo que serviu para conscientizar os foliões quanto ao uso da camisinha.

Atrás do bloco, veio a 4ª colocada do Carnaval, enaltecendo a União Nacional dos Estudantes (UNE). A passagem da escola fez os ocupantes das arquibancadas dançarem uma coreografia ao som do refrão: “Do Mané pro Pelé a galera gritou... É gol, é gol!”. A energia de todos foi agradecida pelo presidente da agremiação, Maurício Nunes Santos.

O desfile da Império da Zona Norte, uma das mais esperadas da noite, teve uma hora de duração. As alegorias começaram a passar às 2h, e a maioria cantarolava o samba enredo "O Império Contra-Ataca", que contribuiu para a 3º colocação obtida pela escola este ano. “Não se tem título, sem glória”, declarou o presidente Marcos Moraes.

Quando parecia que todos já estavam cansados, a Imperadores do Samba trouxe o homenageado, senador Paulo Paim, no abre-alas e mostrou o motivo de ter obtido a segunda colocação no Carnaval de Porto Alegre. O momento foi de extravasar e de não pensar nos pontos que faltaram para o primeiro lugar. “Fizemos a nossa parte”, comentou o presidente Luiz Carlos Amorim.

A comunidade do bairro Restinga lavou a alma quando chegou a sua vez de entrar na avenida. Às 4h20min, hora marcada para começar o desfile, o presidente da vencedora Estado Maior da Restinga, Robson Machado, correu com os integrantes da bateria e todos cantaram a música “Vou Festejar”. Ele fez um discurso emocionado, dizendo que a escola foi protagonista e que agora manda no Carnaval. “Nós seremos tricampeões, porque somos os melhores”, avisou. Com atraso, os foliões se juntaram ao público, que entrou na pista para comemorar. Uvas foram distribuídas ao longo do percurso, em alusão ao tema deste ano, que foi o vinho.

Segundo a Brigada Militar, o evento foi tranquilo, sem registro de ocorrências durante toda a madrugada. Um posto do 20º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foi instalado no Complexo, com efetivo de 280 homens e 26 viaturas.
 
Bookmark and Share

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895