Blocos e escolas de samba embalam Carnaval pelo interior do RS
capa

Blocos e escolas de samba embalam Carnaval pelo interior do RS

Festas começam nesta sexta

Por
Correio do Povo

Carnaval em São Borja vai até a próxima segunda-feira

publicidade

Pelo interior do Rio Grande do Sul, blocos de carnaval e escolas de samba agitarão algumas cidades nos próximos dias. Encruzilhada do Sul, Iraí, Passo Fundo e São Borja têm programação garantida para este feriadão de Carnaval.

Encruzilhada do Sul

Três escolas de samba e três blocos carnavalescos participam dos desfiles na rua este ano na cidade de Encruzilhada do Sul. A programação começa com a Muamba, a partir das 21h desta sexta. 

As apresentações das escolas de samba ocorrem na rua 15 de Novembro, no sábado e na segunda-feira, conforme ordem definida por sorteio. A Mimi abre o espetáculo, com o enredo "A alegria de viver o Carnaval". A Padre Palermo vem na sequência, com "Guardiões da Justiça". O encerramento fica com a Mocidade, que vai retratar "Lanceiros Negros".

Os desfiles dos blocos carnavalescos na rua 15 de Novembro ocorrem no domingo e na terça-feira. Desfilam Terceira Idade Unidos Venceremos, Bar da Jake e Serpenteadas. 

A festa da folia em Encruzilha do Sul termina com a tradicional brincadeira do Bumba Meu Boi. A festa começa às 21h do dia 9 de março, nas ruas do Centro.

Iraí

Na cidade turística de Iraí, no Norte do Estado, o Carnaval Regional ocorre na Praça da Matriz. A festa começa às 22h desta sexta, com a apresentação do grupo de pagode Só Pra Descontrair. Haverá ainda a presença das baterias de blocos carnavalescos.

Já no sábado, às 21h, será a vez dos tradicionais desfiles de rua com os blocos carnavalescos e show com a banda Raiz Nativa. A festa continua no domingo, às 22h, com as baterias dos blocos e show com a Banda Nave Som. Fechando a programação, na segunda-feira após os desfiles dos blocos haverá show com a banda Raiz Nativa. 

Passo Fundo

A exemplo do ano passado, Passo Fundo terá novamente o Carnaval Popular, com foco na participação das famílias, valorização do samba e regaste da história da folia do município. O secretário municipal de Cultura, Henrique Fonseca, explica que as atividades serão realizadas no domingo, a partir das 17h30min, no Anfiteatro do Parque da Gare com a programação voltada ao público infantil.

Durante a programação, serão recepcionadas as rainhas e princesas do Carnaval dos clubes sociais e haverá desfile de fantasias. Como já ocorreu em 2018, a Maria Fumaça do Samba sairá do Espaço Cultural Roseli Doleski Preto com a banda executando marchinhas tradicionais e vai percorrer a avenida Brasil para convidar as famílias para a festa no Parque Gare. 

São Borja

Já em São Borja, o evento que reúne milagres de foliões no Cais do Porto está previsto para acontecer entre hoje e segunda-feira, com animação da Banda Balança Brasil. A novidade deste ano é a realização do Carnaval Infantil, que acontecerá no domingo, das 18h às 21h.

O vice-prefeito Roque Feltrin destaca que a programação é importante tanto para a comunidade são-borjense quanto para atrair turistas. "Sempre há uma expectativa em relação a esses eventos. Procuramos sempre melhorá-los para que a cidade ganhem destaque e as pessoas que vivem e trabalham em torno dessas festividades tenham um bom retorno", afirma.