Carnaval de 50 dias do Rio é aberto com 300 mil foliões

Carnaval de 50 dias do Rio é aberto com 300 mil foliões

Bloco da Favorita se apresentou ao longo do dia na beira de Copacabana

Estadão Conteúdo

Foliões tomaram conta da orla, apesar do calor

publicidade

Está aberto oficialmente o carnaval de rua do Rio de Janeiro. A festa começou às 13h deste domingo, com uma apresentação na praia de Copacabana, na zona sul, e se estenderá por 50 dias. Pelo menos 300 mil foliões se reuniram para assistir à apresentação do Bloco da Favorita, no palco remanescente da comemoração do réveillon. Nem mesmo a temperatura, próxima dos 40ºC afastou a multidão.

Passada uma hora do fim dos shows, uma confusão tomou as ruas do entorno do hotel Copacabana Palace e provocou correria. Algumas pessoas chegaram a pular um muro de metal instalado próximo ao palco em busca de refúgio. A realização da festa foi questionada na semana passada pelo Ministério Público do Rio (MPRJ), com o argumento de que, sem a infraestrutura adequada, a segurança do público e dos moradores seria colocada em risco. O pedido foi negado pelo Tribunal de Justiça do Rio.

Durante a tarde, Preta Gil e Sandra de Sá se apresentaram como convidadas do Bloco da Favorita. No fim da tarde, foram eleitos o rei Momo, a rainha e a princesa do carnaval deste ano. A decisão de estender o carnaval de rua por 50 dias e manter montado na areia o palco do réveillon para a abertura oficial da folia ainda em janeiro foi tomada depois do número recorde de turistas registrados na cidade no fim do ano - 1,7 milhão de pessoas.

"São ações como essa que comprovam e fortalecem nossa vocação turística", afirmou o presidente da Riotur, Marcelo Alves. "A cidade inteira estará ocupada com a folia para que a gente bata novos recordes." Na última quarta-feira, a prefeitura divulgou o calendário dos grandes blocos que desfilarão pela cidade. Entre os mais famosos estão o Chora, Me liga, no dia 15 de fevereiro, o Bloco da Preta, dia 16, e o Cordão da Bola Preta, dia 22. Na terça-feira de carnaval, dia 25 de fevereiro, é a vez do bloco Fervo da Lud, da cantora Ludmilla. A cantora Anitta, por sua vez, comanda a folia no sábado, dia 29, com o Bloco das Poderosas. No domingo, é a vez do Monobloco. Todos os grandes blocos desfilarão no centro da cidade.

Os desfiles das escolas de samba no Sambódromo ocorrerão entre os dias 21 e 24 de fevereiro. O desfile das campeãs, também no Sambódromo, será no dia 29. Oficialmente, o carnaval só termina no dia 1º de março.


Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta sexta-feira, dia 29 de março de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895