EPTC divulga esquema de trânsito para Carnaval de Rua 2020
capa

EPTC divulga esquema de trânsito para Carnaval de Rua 2020

Programação tem início neste sábado na Praça Garibaldi, na Cidade Baixa

Por
Correio do Povo

Carnaval de Rua será realizado na Praça Garibaldi durante todos os dias deste feriadão

publicidade

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou, nesta sexta-feira, o equema de trânsito para atender o circuito do Carnaval de Rua 2020, que começa neste sábado. Além dos agentes da EPTC, a Prefeitura também mobilizou os serviços das secretarias municipais de Serviços Urbanos, Saúde e Segurança.

O Carnaval de Rua 2020 de Porto Alegre será realizado na Praça Garibaldi durante todos os dias neste feriadão. Os desfiles dos blocos estão programados para terminar sempre às 21h, atendendo à recomendação do Ministério Público (MP). O circuito seguirá o percurso traçado para a região até a avenida Aureliano de Figueiredo Pinto. 

Bloqueios 

Os bloqueios para os desfiles ocorrerão diariamente, das 12h às 21h, ou até a dispersão total. O corredor de ônibus da Erico Verissimo/Aureliano de Figueiredo Pinto permanecerá bloqueado de sábado a terça-feira, em ambos os sentidos. Todos os desvios terão monitoramento e orientação dos agentes da EPTC. 
 
O fluxo na avenida Erico Verissimo, no sentido Bairro/Centro, será desviado para a rua Alcides de Oliveira Gomes, em direção à rua Sebastião Leão, com acesso à rua General Lima e Silva e avenida João Pessoa.
 
Quando os desfiles estiverem na avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, haverá bloqueios momentâneos que buscam priorizar a segurança e a fluidez na região. Os agentes estarão posicionados no cruzamento da avenida Venâncio Aires com a rua José do Patrocínio e também no encontro da rua Múcio Teixeira com a avenida Aureliano de Figueiredo Pinto para auxiliar o cruzamento no acesso para a rua João Alfredo.

O ponto visa também a manter o fluxo normal no sentido Centro/Bairro da avenida Aureliano de Figueiredo Pinto, no trecho entre as avenidas Borges de Medeiros e Getúlio Vargas.
 
Os ônibus que circulam no sentido Bairro/Centro pela avenida Erico Verissimo deverão acessar a avenida Ipiranga até a avenida Praia de Belas para seguir em direção ao Centro.
 
Já as linhas que transitam pela avenida Venâncio Aires terão seu itinerário alterado e seguirão o trajeto que passa pelas ruas José do Patrocínio, Sebastião Leão, João Pessoa, Azenha, Ipiranga e retornam para a av. Getúlio Vargas, em direção ao bairro. A linha C3, no sentido Centro/bairro, sofrerá desvio e seguirá o trajeto pelas vias José do Patrocínio, Sebastião Leão, João Pessoa, Azenha, Ipiranga, Praia de Belas e Loureiro da Silva.

Transporte 

A frota de ônibus da Capital irá circular, na segunda-feira, com tabela horária eventual. Em razão da baixa demanda, algumas linhas não estarão em operação no dia, enquanto outras serão reforçadas para que todos os passageiros sejam atendidos.
 
Já na terça-feira,  feriado de Carnaval, os ônibus terão tabela horária de domingo/feriado. Na quarta, apesar de ser Quarta-feira de Cinzas, as linhas operam com tabela horária normal, com base na tabela de verão, que fica vigente até 1º de março. 

Limpeza 

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), organizou uma operação especial de limpeza para o Carnaval de Rua.

No total, serão mobilizados 36 garis, sendo 12 para cada dia de festividade. As equipes atuarão desde o término dos eventos até a conclusão dos serviços. A ação ocorre a partir deste sábado, na Praça Garibaldi, finalizando em 8 de março, no trecho 1 da Orla do Guaíba. 

Segurança 

A equipe do Programa Segurança Integrada estará em parques e praças. Na Cidade Baixa, agentes da Guarda Municipal irão atuar com o apoio ao 9º Batalhão de Polícia Militar. A Central de Operações da Guarda Municipal atende 24 horas pelo telefone 153.

Saúde 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está mobilizada para fiscalizar os alimentos vendidos em food trucks cadastrados para atuar no Carnaval. Também devem ser vistoriados pela Equipe de Vigilância de Serviços de Interesse à Saúde da secretaria as ambulâncias privadas que atenderão o evento. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estará em plantão.