Porto Seco vive situação de abandono antes do Carnaval

Porto Seco vive situação de abandono antes do Carnaval

Em pleno mês de janeiro, apenas uma escola estava com o galpão aberto nesta terça-feira

Porto Seco tem praticamente todos os galpões fechados antes do Carnaval

publicidade

A movimentação nos galpões do Porto Seco é praticamente inexistente no mês que antecederia o Carnaval, caso não houvesse nenhum atraso na data. Na tarde desta terça, apenas uma das escolas de samba estava com as portas abertas no local, mas sem nenhuma atividade ou preparativo. Os motivos eram o aguardo pela definição dos dias dos desfiles e pela volta da energia elétrica. “Todo mundo está como terminou o Carnaval ano passado”, disse o presidente da Embaixadores do Ritmo, Gustavo Giró, sobre a situação do complexo cultural.

Além dessa escola, a única outra movimentação que pôde ser percebida pela reportagem do Correio do Povo foi da Prefeitura, que foi até o local para analisar a falta de energia. Depois de analisar as subestações de energia de dentro do Complexo e do lado de fora não houve dúvidas: a fiação elétrica havia sido totalmente danificada por furtos. De acordo com o engenheiro da Divisão de Iluminação Pública (DIP) da Capital, Felipe Pires, o mesmo já havia ocorrido ano passado.

Na subestação da parte externa do Porto Seco, que abastece a da parte interna, a situação chamava a atenção. Buracos e marcas no chão mostravam, respectivamente, que o material foi arrancado e, em seguida, derretido para a extração de cobre. Apesar do espaço ser considerado pelos técnicos como perigoso devido à fiação exposta, um homem dormia dentro do local. Havia até mesmo um quadro na parede mostrando que a subestação foi transformada em moradia. Anexado à parte de trás da construção, um casebre de madeira improvisado abriga outras pessoas.

O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa), Juarez Gutierres, afirmou que o estado do Porto Seco já vem sendo reportado ao município há pelo menos 60 dias, mas, até o momento, nenhum posicionamento efetivo havia sido dado. “Tem que saber a solução para ontem”, resumiu o presidente, devido à proximidade do Carnaval. Procurada, a Secretaria da Cultura não se manifestou sobre o assunto.

Mais Lidas

Guia de Programação: a grade dos canais da TV aberta desta terça-feira, dia 23 de abril de 2024

As informações são repassadas pelas emissoras de televisão e podem sofrer alteração sem aviso prévio

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895