Série Prata abre os desfiles do Carnaval de Porto Alegre nesta sexta
capa

Série Prata abre os desfiles do Carnaval de Porto Alegre nesta sexta

Duas tribos carnavalescas e sete escolas de samba se apresentam no Porto Seco neste primeiro dia

Por
Correio do Povo

Buscando vaga na Série Ouro, Império do Sol desfila nesta sexta

publicidade

Os desfiles do Carnaval 2017 de Porto Alegre começam oficialmente na noite desta sexta-feira, com a apresentação de duas tribos carnavalescas e das sete agremiações da Série Prata (antigo Grupo A) no Complexo do Porto Seco. São as tribos que abrem as apresentações, às 20h30min.

Na sequência, vem a Unidos de Vila Isabel, rebaixada da elite em 2016, com o enredo “Sou Vila Isabel, Sou Vaidade”. A escola vai retratar as faces da vaidade humana através dos tempos. Depois vem a Copacabana, sexta colocada no ano passado, com “Sou Nagô... Na Bahia cheguei... Da culinária brasileira participei!”. Vindo de um 4º lugar, a Academia Samba Puro apostará em “Os 60 anos de uma pequena casa, que é gigante no amor ao próximo”. A agremiação fará uma homenagem à Pequena Casa da Criança, fundada em 15 de agosto de 1956.

Representante de São Leopoldo, a Império do Sol, que retorna à elite, fará um desafio às coirmãs, com o enredo “A Império do Sol desafia: Façam suas apostas, o jogo começou”. A Academia de Samba Praiana retratará “As rosas não falam, mas exalam o perfume que roubaram de ti: Praiana canta Cartola em verso e prosa”. A Realeza, sexta a desfilar, cantará “Valente guerreira Dandara dos Palmares, a verdadeira princesa brasileira”. Já a Unidos da Vila Mapa encerra a disputa da Série Prata, com “Vila Mapa comemora bebendo estrelas, pois é tempo de borbulhas”. A Unidos do Capão não se apresentará e voltará à disputa em 2018, com a perda de cinco décimos.

Já neste sábado, as escolas da Série Ouro é que farão seus desfiles. Embaixadores do Ritmo, Bambas da Orgia, União da Vila do IAPI, Estado Maior da Restinga, Imperadores do Samba, Imperatriz Dona Leopoldina, Acadêmicos de Gravataí e Império da Zona Norte apresentam seus enredos.

A apuração das notas do Carnaval 2017 ocorrerá a partir das 16h de segunda-feira no Complexo Cultural do Porto Seco. O resultado e as notas, quesito por quesito, serão conhecidos a partir das 17h. Embora as apresentações ocorram em forma de competição, com proclamação das campeãs das séries Ouro e Prata e demais classificações, não haverá rebaixamentos neste ano. No entanto, a campeã da Prata garantirá lugar na Série Ouro em 2018.

A tribo carnavalesca Os Comanches desfilará como hors concours neste Carnaval. As oito entidades da Série Bronze, que não desfilarão neste ano, voltarão normalmente no próximo Carnaval, sem penalizações. Também em 2018 será retomada a disputa entre as tribos. 

Confira ordem dos desfiles da Série Prata:

20h30min - Tribo Os Guaianazes
21h20min - Os comanches, com término previsto para as 22h10
22h - Unidos de Vila Isabel
23h20min - Copacabana
00h20min - Academia de Samba Puro
1h20min - Imperio do Sol
2h20min - Academia de Samba Praiana
3h20min - Realeza
4h20min - Unidos da Vila Mapa